13/04/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Cirurgiões dentistas de Paranaguá e de outros municípios do litoral participaram de curso sobre aplicação de anestesia na Odontologia, realizado nesta segunda-feira (10), no Instituto Paranaguá Previdência. Foram profissionais do setor público e da iniciativa privada, que uniram esforços para oferecer atendimento de qualidade à clientela.

O evento foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), e outros municípios da região, além da seção da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) na cidade, do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e da empresa Nova DFL. O curso foi ministrado pelo professor doutor Filipe Polese, diretor do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Odontologia (IPPO), com sede em Balneário Camboriu.

No curso foram abordados assuntos como soluções anestésicas disponíveis no Brasil e sua utilidade em Odontologia, bem como sua composição, as diferenças na forma de apresentação e acondicionamento, doses máximas recomendadas e protocolo padrão da solução anestésica.

O evento representou a “união de profissionais do setor público, privado e dos 7 municípios do litoral e mostra que possuem o mesmo objetivo, que é a busca de conhecimentos para podermos ofertar segurança e qualidade à nossa clientela”, de acordo com a dentista Mariana França, coordenadora de Atenção Primária da Semsap, que no ato representou o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, e o prefeito Marcelo Roque.

A Semsap realiza capacitação permanente de seus profissionais, como um dos pilares para proporcionar valorização profissional e assim ofertar uma saúde bucal de qualidade à população, conforme Mariana França. Ela aproveitou o momento para apresentar aos convidados a constituição da equipe da Semsap. “Hoje somos 34 cirurgiões dentistas, 20 auxiliares de saúde bucal, compondo 33 equipes de atenção básica e 1 de saúde básica na modalidade 1, o que representa 52% de acesso da população”, explicou a coordenadora.

A equipe do Departamento Odontológico da Semsap desenvolve atividades individuais nos períodos da manhã, tarde e noite, em 19 consultórios odontológicos distribuídos pela cidade, além das coletivas, que compreendem atividades educativas, bochecho com flúor, distribuição de kits bucais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais. São confeccionadas por mês um total de 90 próteses, e ainda Raio-X, atendimento de bebês (Clínica de Bebês) e Odontopediatria, além dos pacientes especiais (Escola Eva Cavani).

 

Elisio Jr / Litoral Notícias

Jornalista: Osvaldo Capetta