10/02/2017 | litor6br | Sem Comentários



O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira (10) ordem de serviço para início das obras no entorno do Aquário de Paranaguá, no Litoral do Estado. O projeto está estimado em R$ 9,8 milhões e os recursos são do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a fiscalização sob responsabilidade da Paraná Edificações.
“Além desse belíssimo aquário, temos a felicidade de assinar essa ordem de serviço para o início das obras de revitalização completa do centro histórico de Paranaguá, que vai repaginar a arquitetura do local. Fazia tempo que a população aguardava por isso”, disse Richa.

O projeto prevê a reforma do mercado de peixes, que ganhará novo visual arquitetônico. O novo desenho leva em conta a acessibilidade e também o conforto dos clientes. “Isso vai trazer mais visitantes, renda e vai melhorar todo o comércio, inclusive o do pequeno comerciante aqui da região”, disse o secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Cylleneo Pessoa.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, disse que a obra vai melhorar o turismo no local. “Paranaguá tem um potencial enorme e essa reforma foi o pontapé inicial para atrair mais turistas para a região. Eu tenho que parabenizar o governo do Estado, que não vai medir esforços para ajudar o Litoral”, disse.

MAIS MELHORIAS – A Praça 29 de Julho, que fica ao lado do Aquário, será remodelada. Todo o calçamento será substituído por paver (blocos de concreto), com rampas de acesso para as pessoas com dificuldades de locomoção e uma nova iluminação será instalada na praça e perto do trapiche.

Outra melhoria é a implantação de uma nova rede de drenagem para acabar com pontos de alagamentos, comuns em dias de chuvas fortes. O estacionamento e seus acessos também serão melhorados.

Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, as obras vão valorizar o Litoral. “Se tem um momento importante para o nosso Litoral é esse. É muito gratificante você poder mostrar a beleza que a gente tem por aqui e, ao mesmo tempo, servir de estudo científico e promover a educação ambiental. Acho que esses são atrativos importantes para a nossa comunidade”, disse.

INVESTIMENTOS – Durante o evento, Richa também lembrou do compromisso do Estado com o Litoral do Paraná. “Estamos melhorando os sete municípios aqui da região, liberando recursos para a pavimentação asfáltica, investindo em saneamento e promovendo a limpeza das praias. Inclusive um jornal de grande circulação nacional citou que o Paraná é o Estado do Brasil com mais águas próprias para banho quando comparado com outros locais”, disse.

O governador Beto Richa assinou, nesta sexta-feira (10), ordem de serviço para início das obras no entorno do Aquário de Paranaguá, no Litoral do Estado. O projeto prevê a reforma do mercado de peixes e a urbanização no entorno do Aquário com execução de drenagem, troca de calçamento, nova iluminação e adequação do estacionamento da região. Paranaguá, 10/02/2017 Foto: Jaelson Lucas / ANPr

O governador Beto Richa assinou, nesta sexta-feira (10), ordem de serviço para início das obras no entorno do Aquário de Paranaguá, no Litoral do Estado. O projeto prevê a reforma do mercado de peixes e a urbanização no entorno do Aquário com execução de drenagem, troca de calçamento, nova iluminação e adequação do estacionamento da região. Paranaguá, 10/02/2017 Foto: Jaelson Lucas / ANPr

AQUÁRIO – O Aquário de Paranaguá é um dos maiores do país, com aproximadamente 2 mil metros quadrados e 23 tanques. Neles, há mais de 200 espécies marinhas, como tubarões-bambu, pinguins-de-magalhães, polvos, peixes-palhaço, raias, caranguejos, recifes de coral e também espécies de água doce, a exemplo do jacaré de papo amarelo, cagados e tartarugas.

Uma das atrações que mais chama atenção do público é o “tanque de toque”, local onde os visitantes podem tocar em algumas espécies de anêmonas, pepinos e bolachas do mar e até mesmo em raias. A experiência sensorial aproxima o público da vida marinha e desperta a conscientização ambiental.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; o diretor-geral da Paraná Edificações, Roberto Marangon; e o representante da TSA Consultoria e Engenharia, Luiz Augusto Pinheiro; o secretário de Estado da Justiça, Artagão de Mattos Leão Júnior; o secretário de Estado da Comunicação Social, Márcio Villela; o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho; a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o deputado estadual Alexandre Curi; e o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, e outras autoridades.