12/03/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A 1.ª Regional de Saúde tem novo diretor. Trata-se do farmacêutico bioquímico José Carlos Abreu. A cerimônia de posse ocorreu na tarde desta segunda-feira (11), na própria sede da entidade, em Paranaguá, e teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, do vice-prefeito Arnaldo Maranhão e da secretária municipal Lígia Regina de Campos Cordeiro. Acompanharam a solenidade várias outras autoridades da cidade e de municípios do litoral, além de profissionais de imprensa e servidores.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos, deu boas vindas ao novo diretor da 1.ª Regional. Após a cerimônia ela já tratou de buscar uma agenda para que os dois conversassem sobre assuntos importantes para a saúde de Paranaguá e de outros municípios do litoral. “Temos que tratar de algumas pendências, como a construção de postos de saúde em convênio com o Estado e ainda o prosseguimento da instalação de uma unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em nossa cidade. As licitações para compra de equipamentos e para realização da reforma estão em andamento”, comentou a secretária.

O secretário Beto Preto garantiu que está comprometido em melhorar as condições de saúde da população de todo o litoral. Lembrou que quer colocar em prática projeto para que a região inteira passe a contar com atendimento de médicos especialistas perto de casa. “Vamos trabalhar para que não seja mais necessário procurar por consulta com especialistas em Curitiba. Esse é um compromisso nosso”, assegurou o secretário.

O novo diretor afirmou que pretende “trabalhar arduamente” em conjunto com os municípios litorâneos para oferecer uma estrutura “muito melhor à população”. “Agradeço muito pela confiança. Nosso desafio será usar os princípios da inovação e transparência nos processos de melhoria das condições de saúde do litoral”, afirmou José Carlos Abreu, que é servidor da Secretaria de Estado da Saúde há 39 anos.

Abreu tem especialização em Saúde Pública, pela FioCruz, e em Gestão de Sistema da Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas. Fez cursos de formação em Epidemiologia, pela Universidade de Tóquio, no Japão, e de mestrado em Política Pública, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Já foi secretário municipal de Saúde de Almirante Tamandaré, diretor da 2.ª Regional de Saúde (Curitiba) por duas vezes, diretor da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) e conselheiro municipal e estadual de Saúde e de Direitos Humanos.

Jornalista: Osvaldo Capetta 

Marcos Rogério/Litoral Notícias