Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Dia D da vacinação será em 10 de maio; força-tarefa nas escolas começa na segunda
Dia D da vacinação será em 10 de maio; força-tarefa nas escolas começa na segunda
Os municípios se comprometeram a atualizar as carteiras de vacinação e reforçar a proteção contra as diversas doenças.
Por João Ricardo
09 de Abril de 2025 às 15:57
Foi definida para o dia 10 de maio a mobilização estadual do Dia D de Multivacinação no Paraná. A ação tem como foco principal a aplicação das vacinas contra a gripe, a Covid-19 e a febre amarela. Mas atenção: todas as vacinas de rotina também estarão disponíveis.
A campanha faz parte de uma série de reforços nas ações de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. O objetivo é atualizar as carteiras de vacinação e ampliar a proteção da população contra diversas doenças.
E tem novidade também nas escolas: a vacinação nas instituições de ensino vai começar já na próxima segunda-feira, dia 14 de abril, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Essa ação vai até o fim de maio.
Durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite, realizada em Curitiba, também foi reforçada a importância do envio diário dos dados de vacinação à Rede Nacional de Dados em Saúde.
Além da imunização, outro ponto importante tratado no encontro foi a prevenção da mortalidade materna e infantil no estado. As estratégias incluem a retomada dos grupos técnicos regionais de revisão de óbitos, capacitações com simuladores e reforço na segurança do paciente. Tudo para garantir mais qualidade no atendimento às gestantes, puérperas e recém-nascidos.
No combate à dengue, a orientação é clara: reforçar o manejo clínico e a hidratação dos pacientes. Segundo a Sesa, a hidratação é fundamental para a recuperação das pessoas com a doença.
Outros temas discutidos foram o Transtorno do Espectro Autista, o Programa SUS Digital, a situação da Aids e a fila de espera para consultas em diversas especialidades médicas.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias Foto: Lucas Fermin/SEED-PR