21/06/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Paulo Rosa (Poeta Parnanguara)

 

 

O Varal de Poesias é um evento artístico-cultural realizado anualmente pelo Colegiado de Letras da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranaguá.

O evento acontece desde o ano de 2006 e vem se consolidando como um dos mais importantes eventos poéticos do litoral paranaense.

Seu objetivo principal é o de divulgar a produção e os estudos poéticos de nomes consagrados da poesia estrangeira, nacional e paranaense, bem como a produção poética dos estudantes e da comunidade do litoral paranaense e da região, incentivando, desta forma, o gosto e o interesse pela poesia.

Para tanto, são realizadas no âmbito do evento atividades que vão desde conferências, oficinas, exposições e atividades culturais, até a realização de um Concurso de Poesias aberto à participação dos alunos da UNESPAR e de toda a comunidade.

O evento contará com uma conferência acerca do tema – Epifanias breves – com apresentações artístico-culturais, com exposições e com o concurso de poesias.

Epifania na Literatura: A epifania pode ser considerada a forma de se mostrar um conceito, a ideia do autor sobre um determinado assunto por ele escrito em forma poética.

Portanto a epifania é quando esse conceito passa a ser entendido pelo leitor através do autor da poesia.

De 25 de Junho a 05 de Julho, todas as poesias enviadas para o concurso estarão expostas no campus da Unespar-Paranaguá, na forma de um varal, sendo 20 poesias selecionadas por uma comissão julgadora para concorrerem ao concurso e à premiação, a serem realizados no dia 04 de Julho, no Teatro Rachel Costa.

Nesta ocasião, as 20 poesias selecionados deverão ser declamadas perante os ouvintes e a comissão julgadora, podendo a declamação ser realizada tanto pelo respectivo autor, como por um outro declamador designado pelo autor.

O resultado do concurso, estabelecido pela comissão julgadora, será divulgado ao final da cerimônia de encerramento do XII Varal de Poesias, procedendo-se à entrega de uma premiação aos poetas que se classificaram nos três primeiros lugares, bem como aos três melhores intérpretes.

Então se você gosta de poesias e arrisca escrever alguma coisa, participe , mais informações na UNESPAR campus Paranaguá.

 

 

 

UNESPAR

Marcos Rogério/Litoral Notícias