22/02/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Na tarde desta quinta-feira, 21, os blocos que contam com seguranças contratados e participarão do Banho de Mar a Fantasia se reuniram com representantes da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

Os representantes acompanharam as orientações da GCM e PM quanto a segurança dos participantes.

Uma das recomendações é que haja uma corda de segurança no entorno do caminhão de cada bloco para evitar incidentes com os participantes.

“A oportunidade serviu para apresentarmos algumas orientações aos representantes dos blocos e aos seguranças”, observa o capitão da PM, Cristiano Stocco Rosa.

A Polícia Militar estará presente durante todo o evento carnavalesco.

“Seremos pró-ativos e tudo que pudermos fazer para evitar incidentes durante o evento, será feito”, ressalta.

A Polícia Militar enfatiza a importância de respeitar o horário de encerramento do Banho de Mar a Fantasia.

“Seguir o horário estabelecido de início e encerramento também auxilia na segurança dos participantes”, observa o capitão.

Serão 12 blocos, destes cinco confirmaram que contarão com seguranças.

A Guarda Civil Municipal, também estará com seu efetivo presente.

“Serão vários departamentos envolvidos, o de Trânsito realizando os bloqueios, informando os condutores e mantendo a ordem nas vias que compõem o trajeto e ruas próximas.

Também contaremos com 20 brigadistas e barcos de apoio, além dos agentes que permanecerão em pontos estratégicos durante todo o evento”, informa a comandante da Guarda Civil Municipal, Márcia Garcia.

A comandante lembrou que as leis devem ser respeitadas

“É uma festa bonita, é tradicional, mas as normas e leis continuam valendo, por isso, enfatizamos que os condutores não podem consumir bebidas alcoólicas e haverá fiscalização também nesse sentido”, frisa.

Também não é permitido vender ou consumir bebidas em recipientes de vidro.

Durante o festejo serão disponibilizados três pontos de apoio: o teatro Rachel Costa, a sede da Secultur e a Casa Monsenhor Celso.

Visando o controle e segurança, ficou definido durante a reunião que todos os trios seguirão o mesmo trajeto final e tradicional descendo a Rua João Regis.

Há a possibilidade de colocação de grades para indicar o local que deve ser seguido pelos caminhões.

Haverá ainda grades de proteção no Santuário São Francisco das Chagas.

“Essas reuniões são importantes para que o festejo tradicional transcorra da melhor forma possível e sem incidentes.

Todos os representantes de blocos que participarão do Banho de Mar a Fantasia receberão as informações definidas na reunião.

Sempre buscamos uma festa tranquila para que as famílias e amigos venham se divertir e com tranquilidade e segurança”, ressalta o secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

VISTORIA DOS BLOCOS

Antes do evento que acontece no domingo, 24, os blocos participantes passarão por vistoria que ocorre também de acordo com o sorteio que definiu a ordem de saída de cada um no trajeto.

Haverá o bloco do Junqueira com o cortejo real fazendo o abre alas do trajeto.

 

Jornalista: Flávia Adans

Marcos Rogério/Litoral Notícias