26/12/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



O Verão no Paraná será de temperaturas altas com chuvas fortes e possibilidade de raios e rajadas de vento. A informação foi divulgada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A previsão é que a estação – que começou na madrugada de domingo (22) – tenha temperaturas médias entre 17°C e 30°C, variando de acordo com a região, entre janeiro e março de 2020.

Em relação às chuvas, a previsão mais alta está no litoral, que apenas em janeiro, deve ter índices que ficam entre 280 e 420 mm. Na RMC, o primeiro mês do ano deve ter precipitações de até 210 mm.

O Simepar alerta também para as tempestades que podem acontecer durante o verão. “A ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de grande incidência de raios e rajadas de vento poderá ser observada no decorrer do verão”, explicou.

Agricultura

De acordo com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), as condições meteorológicas previstas para o verão são favoráveis ao desenvolvimento da soja e do milho, além do manejo do gado.

A única preocupação é com a plantação do milho, que ultrapassará a época estipulada pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático, por conta da estiagem na primavera.

Colaboração Simepar

Marcos Rogério/Litoral Notícias