17/05/2017 | litor6br | Sem Comentários



No dia 27 de abril, o Governo do Paraná autorizou a abertura de licitação para a construção de uma Delegacia Cidadã em Paranaguá.

Com ambientes diferenciados para o primeiro atendimento ao cidadão e áreas específicas para confecção dos boletins de ocorrência, as Delegacias Cidadãs são planejadas para preservar a identidade das pessoas que precisarem recorrer ao local.

Para explicar à população parnanguara o andamento do processo, a Folha do Litoral News buscou junto à assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) as informações sobre como será o andamento do processo. “Agora, o processo segue trâmites internos na Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária antes do lançamento do edital para o processo licitatório”, explanou a assessoria.

De acordo com as informações repassadas, a proposta das Delegacias Cidadãs abrange o desenvolvimento de três tipos de padrões de construção, a serem utilizados conforme o porte do município ou densidade populacional, e a de Paranaguá, segundo informa a assessoria, será no chamado “padrão 3”, com três pavimentos e 1.800 metros quadrados, sendo construída no terreno pertencente ao Estado, área localizada ao lado do quartel do 9.º Batalhão de Polícia Militar.

“A Delegacia Cidadã constitui uma mudança de conceito no atendimento da Polícia Civil à população, com espaços separados para atender vítimas e agressores/suspeitos, além de ambientes isolados para atendimento a adolescentes, mulheres e idosos. Um posto do Instituto de Identificação também funcionará no local”, explica a assessoria, enfatizando que “a Delegacia Cidadã não possui carceragens, apenas uma cela, pequena, para custódia provisória de presos, enquanto for necessário colher os depoimentos para o inquérito policial”, afirma a SESP.

 


Área aérea mostra espaço onde a SESP aponta como destinado inicialmente para as obras, no Aeroparque

O anúncio da autorização de licitação foi feito ao abrir a solenidade de Inauguração da Delegacia Cidadã em Matinhos, pelo governador Beto Richa, que assinou a autorização para a licitação da Delegacia Cidadã de Paranaguá, no valor de R$ 6 milhões.

O objetivo é que as construções se tornem referência em atendimento de qualidade, transformando a imagem das delegacias de polícia.