03/01/2018 | litor6br | Sem Comentários



O feriado prolongado de Ano-Novo foi de muito trabalho para as equipes do Corpo de Bombeiros que atuam nas praias do litoral paranaense para oferecer segurança aos banhistas. Nos últimos dias, as equipes de guarda-vidas atuaram nos 89 postos ativos espalhados pelos balneários das 8h às 20h.

De acordo com informações da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, responsável pela Operação Verão 2017/2018, ao todo foram registrados 251 salvamentos e dois afogamentos com maior gravidade que resultaram em óbitos.

A primeira fatalidade aconteceu no Cavas, próximo ao balneário Jardim Canadá, em Pontal do Paraná, sendo a vítima um homem de 46 anos. O segundo óbito foi registrado em Guaratuba na região do Mar Doce, novamente a vítima foi um homem de 30 anos. O Corpo de Bombeiros enfatizou que ambos estavam em regiões não guarnecidas pelos guarda-vidas.

Além dos afogamentos, ainda foram atendidos quatro incêndios em edificações. Em Pontal do Paraná o sinistro atingiu uma residência; em Matinhos uma panela no fogo teria provocado incêndio apenas na cozinha e em Guaratuba as chamas atingiram também uma residência, na parte de cima de um sobrado.

Os números foram maiores que as ocorrências contabilizadas no feriado do Natal, quando foram realizados 78 resgates e cinco afogamentos grau 1, sem risco à vida. Houve ainda dois incêndios em edificações e uma mulher de 50 anos veio a óbito no Rio Itiberê.

ADVERTÊNCIAS E ORIENTAÇÕES

O Corpo de Bombeiros realizou ainda, durante o feriado de Ano-Novo, mais de seis mil advertências e mais de nove mil orientações aos banhistas que frequentavam o litoral do Paraná. Outro fato que chamou a atenção foi o número de crianças desaparecidas, 195 no total.

Vale ressaltar que os Bombeiros entregam pulseiras de identificação para crianças nos postos de guarda-vidas, de forma gratuita. Para isso, basta que os pais ou responsáveis procurem as pulseirinhas assim que chegarem à faixa de areia.

“Ressaltamos que as crianças devem ser mantidas sob observação constante, dentro e fora da água sempre com um responsável”, frisou o Corpo de Bombeiros.

Para evitar imprevistos durante o verão nas praias paranaenses e garantir a segurança, os banhistas devem procurar sempre as regiões com postos de guarda-vidas. Os locais com a presença dos postos podem ser localizados no site www.bombeiros.pr.gov.br.

HOMEM PASSA MAL DURANTE BANHO DE MAR

Na manhã de sábado, 30, um homem de 61 anos passou mal durante banho de mar e foi socorrido por guarda-vidas e pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) em Matinhos.

“A ocorrência foi por volta de 11h30, quando os bombeiros militares do posto de guarda-vidas foram acionados para socorrer o homem, que teria sofrido um mal súbito na água, e acabou se afogando. Rapidamente os bombeiros retiraram-no da água e fizeram os procedimentos de reanimação na areia”, informou o Corpo de Bombeiros.

Diante do quadro de saúde grave, foi solicitado apoio da aeronave do BPMOA para fazer a remoção até uma unidade hospitalar para receber o atendimento médico necessário. Com a chegada dos tripulantes e da equipe médica do Samu, o homem foi estabilizado e levado com vida para o Hospital Regional de Paranaguá.