25/03/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá vai oferecer curso de capacitação para cuidadores de idosos que atuam em asilos de Paranaguá. As inscrições estão abertas e seguem até o 27 deste mês. Podem ser feitas pelo e-mail micaela.boaventura@paranagua.pr.gov.br, com as seguintes informações: Nome completo, entidade que representa, e-mail e telefone para contato.

Serão oferecidas 45 vagas, sendo 10 para cada um dos 4 asilos existentes em Paranaguá (sendo 2 filantrópicos e 2 privados) e 5 para pessoas indicadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMPDI). As aulas dos cursos terão 20 horas e ocorrerão entre os dias 2 e 4 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, ficará encarregada de oferecer as aulas, que contarão com profissionais da área de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição. “Nosso objetivo é orientar os profissionais que trabalham nos asilos de Paranaguá, oferecendo condições para melhorar ainda mais o atendimento aos nossos idosos”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Na área de Fisioterapia serão tratados os temas de anatomia e fisiologia do envelhecimento, prevenção de acidentes, primeiros socorros e prevenção de úlceras de decúbito, acessibilidade, prevenção de quedas, curativos, cuidados com material perfuro-cortante e cuidado com a pele. Já na higiene serão oferecidos conhecimentos de higienização, vestuário, banho e aspiração.

As principais patologias do envelhecimento também estão entre os temas oferecidos no curso, como Mal de Alzheimer, Parkinson, Pneumonia, Infecção Urinária e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na área de Fonoaudiologia haverá principais sinais e dificuldade de deglutição na hora da alimentação.

Para a Psicologia serão tratados temas como ética e legislação do idoso, integração social, autonomia e lazer e depressão na terceira idade na institucionalização. Já na Nutrição serão abordados assuntos como alimentação saudável e hipercalórica na terceira idade, alimentação e as principais patologias, diabetes, hipertensão, demência e osteoporose.

Jornalista: Osvaldo Capetta 

Marcos Rogério/Litoral Notícias