23/01/2021 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Os acumulados de chuvas intensificaram-se expressivamente, de sexta para sábado, em determinadas regiões do litoral do Paraná, com destaque às comunidades de Morro Inglês, Alexandra, Santa Cruz e Floresta, todas no município de Paranaguá. De acordo com dados da Defesa Civil, no Morro Inglês o acumulado foi de 202 mm; na BR 227, km 10, 252 mm, em Paranaguá 151,8 mm, em Guaraqueçaba 104 mm e na comunidade de Floresta, 100 mm em 24 horas.

Equipes do Corpo de Bombeiros e das Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil foram às comunidades de Morro Inglês, Santa Cruz e Floresta, sendo constatados locais com alagamento, contudo não foram detectadas residências sujeitas a deslizamentos, até o momento.

Foram atendidas cinco chamadas para ocorrências de alagamento em Paranaguá, com orientações nas regiões da Vila dos Comerciários, do Rio Vermelho e em Alexandra, maior ponto de alagamento/inundação. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fizeram a retirada das pessoas de suas residências com o uso de um bote, tendo em vista que o nível do rio estava bastante alto e o acesso mais seguro foi com a embarcação a remo.
Em Paranaguá, uma pessoa ficou desabrigada, sendo encaminhado pela Defesa Civil Municipal a abrigo.
Em outras cidades do litoral, como Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, houve a informação de áreas alagadas, nas quais o Corpo de Bombeiros atuou com o auxílio na remoção de pessoas de residências para outras que não estavam alagadas/inundadas. Foram, também, realizadas orientações aos moradores da região.

O Corpo de Bombeiros não recebeu informações de vítimas que tenham se ferido em virtude das chuvas e nem registrou casos graves em virtude das chuvas no litoral.

Neste momento, há chuva fraca ou nenhuma chuva no litoral paranaense e de acordo com a previsão, a partir deste domingo os índices de chuva devem diminuir. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil alertam: fique atento aos sinais de inundação, alagamentos ou deslizamentos. Se estiver numa área segura, mantenha-se abrigado e evite passar por áreas alagadas. Caso esteja em região próxima e/ou sujeita a deslizamentos, saia de casa e procure um local seguro. Se necessário, acione socorro especializado do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou da Defesa Civil, pelo telefone 199.

Corpo de Bombeiros do Paraná. Operação Verão Costa Leste 2020/2021.

Matinhos, 23 de janeiro de 2021.

#Jornalismo

#Litoral Sul FM