08/11/2017 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



O Detran do Paraná alerta para golpes que oferecem facilidades em regularizar ou conquistar a Carteira Nacional de Habilitação. Anúncios em redes sociais prometem retirar pontuação, eliminar processos de suspensão ou cassação do direito de dirigir, além da venda do documento pela internet.

O golpe é para burlar etapas do procedimento administrativo do Detran, pedindo dinheiro antecipado para a realização dos supostos serviços.

Os estelionatários usam até nomes e fotos de servidores do órgão na tentativa de ganhar a credibilidade das vítimas.

Além de perder dinheiro com facilidades que não existem, quem cai no golpe é usado para obtenção de empréstimos e compras de bens

. Os golpistas pedem o envio de números de documentos, assinaturas e até as digitais do candidato.

Ao fornecer essas informações, o usuário dá margem para outros golpes, além do aplicado para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação.

Qualquer denúncia envolvendo comercialização de CNH, ou de facilidades ilegais em processos da autarquia, pode ser feita através da ouvidoria do Detran.

O serviço está disponível no site www.detran.pr.gov.br e o órgão encaminha todas as denúncias recebidas às autoridades competentes.

Também é possível denunciar diretamente à Polícia Civil do Paraná.

Para casos envolvendo crimes praticados exclusivamente pela internet, a denúncia deve ser feita no Núcleo de Combate aos Cibercrimes, na Rua José Loureiro, número 376, no Centro.

Já no interior do Estado, qualquer delegacia de polícia está apta a receber este tipo de denúncia.

 

Fonte: ANP