28/03/2020 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o padrão do documento confeccionado pelo Governo Federal, lançou recomendação de manejo de corpos durante este período de prevenção ao coronavírus. O documento é voltado ao manejo de corpos pelas funerárias e apresenta orientações sobre funerais.

“Estamos vivenciando um momento atípico e muitas medidas têm sido tomadas em prevenção a esse novo coronavírus. Entre elas, é necessário o cuidado quanto à funerais no que tange a aglomerações, higienizações, atenção a presença de grupos de risco, entre outros”, informa a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A recomendação enfatiza que, atendendo à atual situação epidemiológica, os funerais deverão decorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, para diminuir a probabilidade de contágio e como medida para controlar os casos de COVID-19. “Temos visto muitos boatos em decorrência das vestimentas utilizadas pelas equipes das funerárias e por qual motivo os velórios estão ocorrendo com a presença de poucas pessoas, mas essa é uma recomendação de prevenção. A orientação deve ser seguida independente da causa do falecimento”, enfatiza a secretária.

Durante os velórios recomenda-se às pessoas que sigam as medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias; evitem apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral; não é recomendado que pessoas dos grupos mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e com imunossupressão ou com doença crônica participem nos funerais, bem como, pessoas sintomáticas respiratórias; recomenda-se ainda que o caixão seja mantido fechado durante o funeral, para evitar contato físico com o corpo;

Durante os funerais devem ser disponibilizados água, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel para higienização das mãos.

 

SECOM

Marcos Rogério/Litoral Notícias