29/11/2017 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



O Governo do Paraná oficializou nesta terça-feira a disposição em construir uma ferrovia ligando Paranaguá a Dourados, no Mato Grosso do Sul, ao lançar um PMI, Procedimento de Manifestação de Interesse, para a execução da obra. O trecho tem cerca de mil quilômetros de extensão e um custo de construção estimado de 10 bilhões de reais. O projeto da nova linha foi apresentado a investidores pelo governador Beto Richa, em evento realizado em São Paulo e que contou com a presença dos governadores Geraldo Alckmin, do Estado de São Paulo, e Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul. Beto Richa explicou que o objetivo da linha é facilitar o escoamento da produção agrícola do Oeste paranaense e do Centro-Oeste brasileiro pelo Porto de Paranaguá. // SONORA BETO RICHA // Com a publicação da PMI, o Estado quer estimular a participação de empresas privadas no processo. Na primeira fase, elas devem realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ferrovia. A partir da conclusão destes trabalhos o governo deve abrir uma licitação para a concessão da linha. A obra da nova ferrovia esta dividida em dois trechos. O primeiro tem 400 quilômetros e liga Guarapuava ao Litoral do Paraná. O segundo vai de Guarapuava até Dourados, passando por Guaíra, com a construção de mais 350 quilômetros de trilhos. Para o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o projeto tem grande impacto na competitividade dos dois estados. // SONORA REINALDO AZAMBUJA // O secretário estadual da Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, afirmou que a ferrovia é um passo a frente na modernização do transporte no Brasil. // SONORA JOSÉ RICHA FILHO // Segundo o diretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin, o projeto de concessão da nova estrada de ferro fica 100% na mão do Governo do Paraná. // SONORA JOÃO VICENTE BRESOLIN // O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, destacou que o projeto está em conjunção com os planos do Porto. // SONORA LUIZ HENRIQUE DIVIDINO // A construção da nova ferrovia também inclui a revitalização do traçado de 250 quilômetros já existente entre Guarapuava e Cascavel, e que é operado pela Ferroeste. O trecho também será concessionado. O traçado da nova ferrovia não pode utilizar a malha operada pela Rumo, nem mesmo a Faixa de Domínio, proporcionando um impacto direto na melhoria dos serviços logísticos. (Repórter: Gustavo Vaz)

 

Fonte: ANP