13/11/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá e a 1.ª Regional de Saúde realizaram o LIRA – Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti.

O resultado do estudo apontou que o município está com Alto Risco, o que significa que o clima quente e abafado e as chuvas de setembro e outubro contribuíram para a infestação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

A responsável pelo setor de dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Eleniz do Rocio Mendes, informou que os agentes de endemias continuam com o trabalho de visita às residências para vistoria e remoção de criadouros do mosquito

“Observamos que a população não está fazendo sua parte, pois este levantamento é realizado nos imóveis”, disse Eleniz

Segundo ela, o clima tem colaborado com a proliferação dos mosquitos, já que o ciclo de vida do inseto se torna mais rápido.

“Com a chegada do verão, a preocupação aumenta com uma nova epidemia, lembrando que o mosquito, além dos quatro sorotipos de dengue, transmite a Febre Chikungunya, Zika e a  Febre Amarela Urbana”, analisou Eleniz.

O objetivo agora é levar informação para os moradores e tentar impedir que uma nova epidemia se instale na cidade e acometa mais pessoas

SECOM

Marcos Rogério/Litoral Notícias