05/09/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Com a chegada do feriado prolongado e a expectativa por tempo bom, logo se pensa em uma forma de se
refrescar que ao mesmo tempo alivie o calor e sirva como descontração.

Com isso, há um considerável aumento demovimento nas praias de nosso litoral, elevando também o risco de uma ocorrência de afogamento.

Muitos banhistas, por falta de conhecimento ou prática com a atividade aquática em ambiente marítimo,
acabam entrando em locais perigosos para o banho, por vezes sendo surpreendidos por fenômenos que ocorrem naorla, tais como as “valas” comumente chamadas de “bocas de saída” ou “puxadas”, que fazem força no sentido do mar, realmente arrastando alguns banhistas.

Esses riscos, que podem surgir com a variação das marés e das ondas, são de difícil visualização e colocam em risco a vida daqueles que abusam no mar.

Ao se deparar com alguém se afogando, para prestar um bom apoio, é importante que a pessoa mantenha a calma, ligue ou peça para alguém acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, lance,dentro das possibilidades, um material flutuante na direção da vítima para que ela possa se apoiar e preferencialmente, se mantendo fora de risco

O Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas para que busquem locais de banho seguros, se possível,
dentro da área de cobertura de um Posto de Guarda Vidas, que fica determinado pelas bandeiras de cor vermelha sobre amarelo.

Pensando no bem-estar e na integridade da população, o Corpo de Bombeiros disponibilizará para este feriado, entre os dias 7 e 9 de setembro, 6 Postos de Guarda Vidas, conforme locais abaixo relacionados, como opção aos banhistas.

Essas opções podem ser verificadas no site da própria corporação através do endereço eletrônico: www.bombeiros.pr.gov.br

Confira onde estarão os Pontos de Guardas Vidas neste feriadão.

Pontal do Paraná – Ipanema II
Pontal do Paraná – Leste II
Matinhos – SESC
Matinhos – Trombeta
Guaratuba – Praia Central
Guaratuba – Praia do Cristo

Com informações da Comunicação Social do 8ºGB
Marcos Rogério/Litoral Notícias