26/07/2016 | litor6br | Sem Comentários



A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), irá realizar uma vasta programação durante o aniversário da cidade.

Na terça-feira, dia 26, a partir das 20:00 horas, acontece a abertura da II Mostra de Artes Visuais, na Casa de Cultura Monsenhor Celso, com trabalhos de artistas de Paranaguá. A exposição estará aberta para o público até o final do mês de agosto.

Na quinta-feira, dia 28, acontece a tradicional Virada Cultural. Das 8:00 às 20:00 horas, os artistas de vários segmentos como artes visuais, dança, música, teatro, estarão realizando o Projeto Colorindo a Sinimbu.

No mesmo dia (28), a partir das 10:00 horas, apresentação do teatro de bonecos de Lili Sarraf e Rudi, logo em seguida, às 11:00 horas, dança cigana e as 18:30 horas, dança do ventre. Essas apresentações são no Terminal Urbano Daniel Bind, na Rua Maximiniano da Fonseca.

Das 14:00 às 20:00 horas, continua a exposição da Mostra de Artes Visuais, na Casa de Cultura Monsenhor Celso. No mesmo horário, a Mostra de Artesanato, só que na Casa Cecy.

A partir das 18:00 horas acontece a Música no Largo, com professores da Casa da Música Brasílio Itiberê (em frente a Catedral). Às 20:00 horas, acontece na Praça de Eventos 29 de Julho, Flash Mob com o Grupo Fênix.

Nos dias 28 e 29, o Teatro Municipal Rachel Costa será palco de dois espetáculos de Erico Veríssimo, o projeto 2X Erico (O Sobrado e Incidente em Antares), a partir das 20:00 horas. Os espetáculos são do Grupo teatral Cerco.

O espetáculo O Sobrado, que é uma adaptação cênica dos capítulos homônimos do livro O Continente, da trilogia O Tempo e o Vento, será no dia 28, e, o espetáculo Incidente em Antares, que é uma adaptação da segunda parte do romance homonino  de Erico Veríssimo, será no dia 29.

Os dois espetáculos são no mesmo horário.

Os ingressos serão vendidos a R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 meia entrada para estudantes, funcionários públicos e idosos.

Eventos culturais no dia do aniversário da cidade

Às 8:00 horas, acontecerá o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, na Praça de Eventos 29 de Julho e a partir das 9:00 horas, acontecerá diversas apresentações culturais.

A abertura será com Gabriel de Lara e índios Carijós, abrilhantando as apresentações e mostrando a arte como ponto forte do crescimento cultural na cidade. Em seguida acontece a apresentação da orquestra municipal.

Após a apresentação da orquestra, acontecerá uma apresentação de dança cigana, projeto apoiado pela Fumcul – Fundação Municipal de Cultura.

Em seguida, uma apresentação de dança do ventre com participação especial e de dança de Hip Hop, outro projeto apoiado pela Fumcul.

Prosseguindo as apresentações, outro projeto apoiado pela Fundação de Cultura, um grupo de Capoeira.

A cantora Marinez Costa se apresentará, seguida da apresentação de dança contemporânea “O Pescador”, encenada pelo dançarino Everton Abreu.

O grupo de Fandango do Mestre Romão, fará uma apresentação, e em seguida, fechando o ciclo de apresentações, a Escola de Samba Filhos do Cartolas, destacando o carnaval como o melhor do Paraná.

Apresentação do compositor Waltel Branco

No dia 30, o compositor parnanguara que, entre outros sucessos, fez a trilha sonora do desenho da Pantera Cor de Rosa, Waltel Branco, estará em Paranaguá.

A apresentação será no Teatro Municipal Rachel Costa, a partir das 20:00 horas.Vale destacar que a entrada é franca.

Os professores da Casa da Música Brasílio Itiberê participarão da apresentação do compositor.