06/12/2017 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A partir de 1.º de janeiro de 2018 quem precisar fazer agendamento de consultas para médicos clínicos gerais e especialistas em Paranaguá não terá mais que esperar em filas na madrugada.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) tomou mais uma medida para beneficiar a população que necessita do sistema público, oferecendo a possibilidade de agendar nas unidades básicas e também no Centro Municipal de Diagnóstico (CMD) e Centro de Referência de Saúde da Mulher todos os dias, em horário comercial.

Este era um dos principais problemas que preocupavam o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, ao assumir o posto, no início do ano.

“Conversamos com o prefeito Marcelo Roque para traçar as estratégias para acabar com as filas de marcação de consultas definitivamente em nossa cidade.

Não dá mais para permitir que nossa população fique passando a madrugada na fila para marcar uma consulta”, destacou o secretário.

Ainda não tínhamos tomado essa medida porque tivemos que fazer várias adequações, sobretudo, inicialmente no sistema de atendimento de urgência e emergência.

A determinação para as equipes das unidades de saúde, do CMD, centro municipal de diagnóstico e do Centro de Referência de Saúde da Mulher é para que seja organizado um esquema especial para que o cidadão saia sabendo quando terá a consulta.

No caso das unidades básicas, cada médico terá que realizar um total de 25 atendimentos por dia.

Para os especialistas também está sendo feito um levantamento para definir meios para diminuir o prazo de espera para o atendimento profissional.

Mas vale lembrar ainda que é responsabilidade do Estado e da União a atenção secundária.

 

Fonte: SECOM

 

Marcos Rogério/Litoral noticias