28/06/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários
Padre Reginaldo Manzotti
Chamando uma coletiva de imprensa esta semana, o Reitor do Santuário Estadual, Joaquim Parron apresentou a equipe, a estrutura e as atrações para a edição de 2018 do mais antigo evento religioso do sul do país: A festa da Padroeira do Paraná.
Acompanhado pela equipe organizadora: Milton Costa, Roldão Lima, Paulo Henrique Rolim e pela diretora da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá, Ceres Martins, os Redentoristas Joaquim Parron e Jorge Tarachuque divulgaram que a Festa Estadual será realizada de 3 a 18 de novembro.
A festa é conhecida em todo o país e em 2018, ano do turismo religioso, espera-se um público recorde.
A confirmação do show com o Padre Reginaldo Manzotti no dia da padroeira, 15 de novembro, o retorno da missa solene para as 10 horas da manhã e a presença dos bispos do Paraná na condução das novenas, foram as novidades anunciadas.
Foi confirmada também, uma pré-abertura das celebrações com o Padre Robson de Oliveira no dia 28 de outubro.
A missa, com o reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, será transmitida ao vivo pela Rede Vida de televisão, às 17:30 horas.
Nove bispos do Paraná já confirmaram a participação para conduzir as novenas de 6 a 14 de novembro, rezadas em quatro horários, todos os dias, incluindo a mais tradicional, 6 horas da manhã.
Durante a festa são realizadas muitas procissões onde se destacam a cavalgada, a procissão ciclística e a marítima, uma das mais concorridas.
Quem participa da procissão marítima, conhece a beleza de navegar o Rio Itiberê até sua foz, na Baía de Paranaguá.
Os barcos repletos de devotos passam em frente ao Porto e atracam no trapiche do bairro do Rocio, em frente ao belo Santuário da Padroeira do Paraná.
Este ano, o Santuário tem recebido diversos eventos importantes.
O objetivo é divulgar a devoção à Nossa Senhora do Rocio e o local como um destino importante para o turismo religioso.
Os redentoristas estão implantando uma nova dinâmica de divulgação na imprensa e redes sociais.
Além disso, tem sido o lugar está sendo revitalizado dos vitrais aos bancos, do telhado às paredes, para ser “Uma casa digna para a Mãe do Rocio, Padroeira do Paraná”, como cita o Padre Parron.
A Festa está na sua 205ª edição e o evento consta oficialmente no calendário do município e do estado.
O tema para 2018 é “Com a Mãe do Rocio, sejamos sal da terra e luz do mundo”.
Marcos Rogério/Litoral Notícias