01/04/2020 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



O Paraná já distribuiu mais de 1,2 milhão de doses de vacina contra a gripe desde o início da campanha nacional, que começou no dia 23 de março. A informação foi divulgada Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), na tarde desta terça-feira (31). De acordo com o órgão, as doses estão sendo enviadas às 22 Regionais de Saúde, que repassam para as cidades, conforme a demanda prevista pelas secretarias municipais.

Esta forma de envio fracionado foi definida pelo Ministério da Saúde para todas as Unidades Federativas. Antes de iniciar a campanha o Paraná recebeu 522 mil doses. Uma segunda remessa com 284 mil doses chegou em 24 de março e a terceira, com mais 368 mil unidades, no dia 26.

No último sábado (28), a secretaria estadual recebeu uma antecipação do quarto envio do Ministério da Saúde, com 100 mil doses de vacina. Esta remessa previa 322 mil unidades para o Estado. O restante deve chegar nos próximos dias. “Organizamos um esquema para a distribuição das doses, por meio do Cemepar, Centro de Medicamentos do Paraná, e a nossa orientação é para que o reabastecimento nos municípios aconteça o mais rápido possível. A procura tem sido grande nos pontos de vacinação. Cada município montou suas estratégias para imunização”, disse o secretário da Saúde Beto Preto. Esta etapa da campanha é direcionada aos idosos e trabalhadores da área da saúde.

A imunização contra a gripe é considerada fundamental neste momento para que não ocorra sobrecarga na rede atendimento com casos de pacientes com infecção por Influenza e para facilitar o diagnóstico da Covid-19.

Colaboração AEN

Marcos Rogério/Litoral Notícias