20/04/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Com a finalidade de promover o desenvolvimento territorial do Litoral no Turismo Rural em Microbacias, foi realizado o 1o Encontro Regional de Turismo do Litoral Paranaense nesta quinta-feira, dia 19, no Balneário Primavera, em Pontal do Paraná.

A iniciativa é do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural- Emater. O responsável pelo setor de agronegócio e turismo, Charles Peixoto, destacou a importância da troca de experiência para que as produções locais possam ser somadas ao turismo da região.

Paranaguá foi representada pela Superintendente de infraestrutura turística da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Ceres Martins, enfatizou que a participação em eventos desse tipo ajudam a estreitar os laços entre as cidades para que as características culturais, de produção e turísticas andem de mãos dadas e ainda em parceria com os municípios vizinhos. Ela representou o secretário da pasta, Harrison Camargo, juntamente com Aline Pschera, diretora de promoções turísticas

Ao dar as boas vindas, o vice-prefeito de Pontal, Fábio de Oliveira, lembrou que o evento também é uma ótima oportunidade para a discussão de ações no incremento do turismo. “As ações acontecem de forma individualista, mas quando rompe as fronteiras, conseguimos mais força e aumentamos as condições de melhorar.

O representante da Paraná Turismo, Hardy Guedes, usou da sua fala para cantar duas músicas, composições próprias, que destacam as características culturais como o barreado e ainda destacou a cidade de Guaraqueçaba. A solenidade de abertura também contou com a representatividade da Adetur, Conselho de Desenvolvimento, Sebrae, além da própria Paraná Turismo e da Prefeitura de Pontal do Paraná.

O encontro teve sequência com a palestra “Produção Associada ao Turismo Rural”, proferida pela socióloga e coordenadora regional de Turismo Rural do Instituto Emater, Marilda Gadens Baduy.

A indicação geográfica de produtos locais e o empreendedorismo no turismo rural foram assuntos debatidos durante o encontro. Foi apresentado, também, o case de turismo de São José dos Pinhais. E o encerramento foi feito com a degustação de um café tipicamente caiçara.

 

Elisio Jr / Litoral Notícias

Jornalista: Luciane Chiarelli