14/08/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Neste mês de agosto, a Paranaguá Saneamento comemora um ano de existência.

Desde que assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, a concessionária implementou diversas melhorias para modernizar os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água e iniciou uma série de investimentos para incrementar os índices de coleta e tratamento de esgoto na cidade.

Apenas em 2018, a concessionária investirá R$ 47 milhões em Paranaguá.

Para a construção do Sistema Cominese, a companhia destinará R$ 31,5 milhões.

Nesse montante estão previstas a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a implantação de 25 Estações Elevatórias de Esgoto e a instalação de 10.500 ligações de redes domiciliares.

Com o início de operação do sistema, o índice de tratamento de esgoto na cidade irá saltar dos atuais 70% para 90%, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população e assegurando a preservação dos recursos naturais da região.

As obras do Sistema Cominese já iniciaram: estão sendo implantadas 23 km de rede, com novas ligações domiciliares e automação do sistema.

Para sensibilizar a população sobre essas benfeitorias, a companhia conta com uma equipe de educadores ambientais que orienta os moradores sobre as obras de implantação do Sistema Cominese, ressaltando os benefícios socioambientais obtidos com a coleta e o tratamento do esgoto e informando a população sobre a importância de se conectar à rede.

O restante dos investimentos previstos para 2018 está sendo destinado à melhoria e à ampliação dos sistemas de abastecimento de água já em operação.

“Ao assumirmos a companhia, uma das primeiras ações foi o estudo de simulação hidráulica de todo o sistema de distribuição de água, permitindo a realização de diagnóstico e planejamento das ações, proporcionando melhorias em pontos localizados e cadastro georreferenciado das ligações existentes.

Nossa meta é fortalecer o sistema de distribuição de água e tratamento de esgoto, melhorando a qualidade de vida da família parnanguara”, destaca o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo.

Em um ano, foram feitas melhorias nos sistemas de abastecimento de água da Ilha do Mel (Brasília e Encantadas) e na Estação de Tratamento de Água de Alexandra.

Além disso, foram concluídas obras para a setorização da rede de distribuição, com o objetivo de obter informações para planejamento de ações voltadas à melhoria do abastecimento de água, redução de perdas e controle de pressão na rede.

A companhia também intensificou o combate às perdas com a substituição de aproximadamente 46 km de redes e a troca de mais de cinco mil hidrômetros.

A Paranaguá Saneamento também implantou o Centro de Controle Operacional (CCO). Na unidade é possível visualizar em tempo real o que está acontecendo nas principais estruturas – ETAs, ETEs, reservatórios, elevatórias e bombas –, otimizando a gestão do sistema para melhor operação dos sistemas de distribuição de água e esgotamento sanitário.

Para intensificar a fiscalização e o combate às fraudes, a companhia adquiriu um novo equipamento que identifica locais onde existem irregularidades e possíveis ligações clandestinas por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O georadar emite frequências eletromagnéticas capazes de detectar fraudes de até oito metros de profundidade em tubulações de qualquer material (PVC, ferro, entre outros), sem necessidade de escavação do local.

Nesse primeiro ano de atuação, a concessionária também implementou melhorias no setor de atendimento.

Foram criados novos canais de relacionamento com o cliente, como o WhatsApp (99620-1113) e a fanpage (www.facebook.com/paranaguasaneamento), agilizando solicitações como reparos de vazamento de água e de esgoto.

Para melhor atender os parnanguaras, a concessionária também ampliou a loja (Rua Vieira dos Santos, 333).

Sobre a Paranaguá Saneamento –Atuamos no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como na gestão dos clientes desses serviços.

Nossa atuação se dá por intermédio de concessão com o município de Paranaguá. A Paranaguá Saneamento faz parte da Iguá Saneamento, companhia que beneficia cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 ope rações.

Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país.

O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que di zer água.

 

Antonio Maninho Barbosa – iguasa@dmnpublicidade.com.br

Marcos Rogério/Litoral Notícias