02/10/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Uma solenidade em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher marcou o início do Outubro Rosa em Paranaguá. O mês é dedicado às atividades de conscientização e realização de coletas de preventivos (Papanicolau) e exames clínicos de mama. Todas as unidades básicas de saúde, incluindo as que atendem com horário estendido, contarão com atividades para conseguir aumentar a adesão pelo público feminino, buscando reduzir os casos dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres: mama e colo de útero. A cerimônia teve a presença do prefeito Marcelo Roque, (amanda Roque) de diversos secretários municipais, vereadores.

O Instituto Peito Aberto, a Pastoral da Aids, o Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz, o Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são parceiros da ação. Durante o dia todo ofereceram serviços para quem procurou o Centro de Referência de Saúde da Mulher em busca de exames. No dia 19 todas as unidades abrirão as portas, mesmo sendo sábado, para realizar atividades para o Outubro Rosa, entre 8h e 17h.

O prefeito Marcelo Roque destacou que as mulheres devem se cuidar o ano todo, não somente no mês de outubro. “Seja da mama, no colo de útero ou qualquer outro tipo de câncer, tem que ter atenção redobrada para descobrir antecipadamente e assim ter uma chance maior de cura. Por experiência na própria família sei o que a doença faz não só com o paciente, mas com todos que estão à sua volta”, declarou o prefeito, que pediu à população feminina que procure as unidades básicas de saúde em busca de orientação e para realizar os exames.

A enfermeira Luciane da Cunha Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher, lembrou que “o câncer de mama é o segundo que mais mata nossas mulheres e em Paranaguá não é diferente”. “Mesmo com todo nosso esforço muitas não entendem que o quanto antes o diagnóstico o tratamento vai ser menos agressivo e a chance de cura maior. Édifícil educar, mas a gente não desiste. Fica o recado para nossas mulheres, para que procurem nossas unidades no mês de Outubro, porque o serviço está cada vez mais próximo da população”, declarou a profissional.

Para a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, “o empoderamento feminino fez com que nos esqueçamos de coisas simples, de nos cuidar, de fazer o auto-exame”. Ela aproveitou e fez dois apelos à população feminina de Paranaguá, para que procure as unidades para realizar os exames preventivos e de mama e também para aquelas que estão grávidas ou que pretendem gerar um bebê, para que amamentem. “Não abram mão de amamentar, pois isso reduz a possibilidade de câncer de mama e útero, além de aumentar o vínculo com filho, ser uma vacina poderosa que criança vai receber”, ressaltou a secretária.

O vereador Eduardo Costa Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosane de Oliveira da Cruz, também destacaram a importância das mulheres procurando o serviço de saúde para realizar exames não só em outubro, mas em outros meses.

Confira programação completa para o Outubro Rosa nas unidades básicas de saúde:

Dia 14 – Unidade de Saúde Santos Scomação Maria Luiza – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
Dias 9 e 23 – Unidade de Saúde Flora das Neves – Nova Brasília (Ilha do Mel) – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
Dia 17 – Bairro Vila Santa Maria (Pastoral da Criança) – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
Dias 18 e 19 – Unidade de Saúde Emir Roth (Ilha dos Valadares) – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h.
Dia 23 – Unidade de Saúde Norberto Costa – campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, e roda de conversa no dia 30 de outubro – com o tema câncer de mama e de colo.
Dias 14 a 19 – Unidade de Saúde Santos Dumont – campanha de preventivo e exame clínico da mama das 8h às 16h, com palestras e orientações.
Durante o mês a unidade de saúde do CAIC realizará palestras coleta de preventivo e exame clínico da mama .
Dias 18 de outubro palestra sobre tema relacionado ao câncer de mama e preventivo na unidade de saúde Divinéia ;
Dias 08 a 19 – Unidade de Saúde Alexandra terá Exposição de fotos e Testemunhos de mulheres que superaram o câncer, dia de beleza , palestras. No dia 10 de outubro caminhada das rainhas do laço, com concentração às 8:30 na Unidade de Saúde ;
Dias 08 – Pastoral da Criança da Vila do povo às 09:00 hrs -Palestra detecção precoce câncer de mama e prevenção câncer de colo uterino e no dia 22, às 9h, palestra sobredetecção precoce câncer de mama e prevenção câncer de colo uterino no bairro Santa Cecília ;
Dias 08 e 15 de outubro – Unidade de Saúde Jardim Araçá – Dia 8 – campanha de preventivo e exame clínico da mama com roda de conversa sobre ISTs e coleta de testes rápidos, às 14h – Dia 15 – Conversa sobre câncer de mama e importância de coleta de preventivo na unidade de saúde, das 8h às 16h.
Dias 09 , 11 , 17 – Unidade de Saúde Vila Garcia – serão realizadas diversas atividades como palestra, roda de conversa e orientações;
Dia 10 – Unidade de Saúde Serraria do Rocha – palestra câncer de colo do Útero; Dia 17 – palestra câncer de mama; Dia 24 – vacina do HPV. Coleta de preventivos e exame clínico da mama por livre demanda todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Dia 16 – Palestra na Unidade de Saúde do Porto Seguro, com o Instuto Peito Aberto.
Dias 21 a 25 de outubro – Unidade de Saúde Vila Guarani – campanha de preventivo e exame clínico, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
Dias 09, 10 e 11 – Unidade básica Jardim Iguaçu – Campanha de preventivo e exame clínico de mamas na unidade de saúde, o dia todo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
HORÁRIO ESTENDIDO
Será realizada coleta também no horário estendido, nas seguintes unidades e dias, das 18h às 22h:
Unidade de Saúde Emir Roth – Ilha dos Valadares – Dias 2, 9, 16, 23 e 30.
Unidade de Saúde Jardim Iguaçu – Dia 3.
Unidade de Saúde Divinéia – Dia 7.
Unidade de saúde Vila do Povo – Dias 11 e 25.

 

SECOM

Marcos Rogério/Litoral Notícias