04/04/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamentos, realizou na tarde desta quarta-feira,3, audiência pública de apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020.

“O objetivo da LDO é apresentar metas e prioridades da administração pública. Com base nela é elaborada a proposta orçamentária para o ano seguinte”, explica Ariana Ziesemer, superintendente de Orçamento.

“Temos um prazo de encaminhamento da LDO para a Câmara de Vereadores até 15 de abril. O Legislativo tem até julho para retornar ao Executivo”, informa a superintendente.

O secretário municipal de Fazenda e Orçamento, Maurício Coutinho lembra que são três as peças orçamentárias. “Inicialmente temos o Plano Plurianual (PPA) que é um planejamento para quatro anos de mandato. Em seguida temos a LDO que é a que apresentamos neste momento com as metas para 2020 e a última peça é a Lei Orçamentária Anual (LOA), em setembro e que pormenoriza por secretaria”, detalha.

“A participação popular tem grande importância, pois é no momento da elaboração que a população toma conhecimento de qual será o direcionamento dos recursos e o que a gestão identificou como prioridade naquele momento”, avalia Maurício Coutinho.

 

Fonte: www.paranagua.pr.gov.br

Elisio Junior – Litoral Notícias