11/05/2020 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A Prefeitura de Paranaguá programou a entrega dos talões do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos Correios neste ano e com primeiro vencimento para março, porém, com a pandemia instalada pelo Covid-19 e a necessidade de fechamento do comércio, entre outras medidas preventivas, houve mudança no prazo.

A data de pagamento do IPTU em parcela única com 12% de desconto foi prorrogada com prazo de 60 dias. O vencimento será no dia 29 de maio.

E o secretário Municipal da Fazenda, Maurício Coutinho, informou que os contribuintes que receberam os talões em casa poderão usar os documentos para pagamento nos bancos credenciados sem prejuízo. “Os bancos foram autorizados a receber os talões com data do dia 31 de março com valor sem juros”, destacou Coutinho.

Credenciaram-se para receber o IPTU os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander e Itaú. As casas lotéricas, vinculadas à CEF também podem receber o pagamento.

Outra opção é reimprimir o boleto no site da Prefeitura. O sistema já atualizou a data, valores mantidos. Os contribuintes que preferirem pagar com 5% de desconto poderão pagar no dia 31 de junho, quando também começa o pagamento da primeira parcela caso o contribuinte resolva dividir o pagamento.

Para acessar o boleto atualizado com relação à data, o contribuinte pode acessar o site da prefeitura no endereço www.paranagua.pr.gov.br , clica no banner Portal Cidadão.
E segue o passo a passo que é:
– clica em serviços
– clica em cidadão
– emissão de boleto
– escolhe a opção pagamento a vista ou parcelado
– preenche com CPF ou inscrição imobiliária ou cadastro imobiliário. O número da inscrição imobiliária consta do talão do IPTU junto ao endereço da residência.
– escolhe a opção e as cotas aparecem.
– clica na forma de pagamento
– clica em “imprimir guias do IPTU” e o boleto vai ser gerado em nova janela e dar comando para baixar ou imprimir.

De acordo com o secretário da Fazenda, os contribuintes também podem utilizar os aplicativos em aparelhos celulares. “Fizemos o cadastro na Febraban e a autorização também é válida para pagamento nos aplicativos. Não deve surgir nenhum problema”, destacou Maurício Coutinho.

 

Fonte: Prefeitura de Paranaguá