01/04/2020 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Como medida de prevenção à pandemia do coronavírus, pessoas em situação de rua de Paranaguá estão tendo acolhimento temporário no ginásio de esportes Joaquim Tramujas desde a última sexta-feira (27). O número de atendimentos dobrou desde então, passando de 17 para 35, conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que preparou o espaço para que os beneficiados possam permanecer o tempo necessário, até que as medidas de isolamento social não sejam mais necessárias.

“Já existem algumas regras impostas. Eles vão poder permanecer integralmente no ginásio, por 24 horas. Assim como é uma definição para as pessoas ficarem em casa, de quarentena, para eles não é diferente, vai ser a casa deles”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Gisele Cristina da Silva.

Colchões foram disponibilizados no local para que as pessoas em situação de rua possam dormir. O ginásio conta com banheiros, almoço e janta poderão ser feitos no Restaurante Popular, que fica em frente, mas eles receberão também café da manhã e da tarde, além de outras atividades.

O aumento na procura pelo abrigo temporário se deu porque equipes da Semas estão percorrendo locais já conhecidos de permanência de pessoas em situação de rua e fazem convite para permanecerem no local no período de pandemia. Está sendo feito alerta sobre a doença e dos perigos que estarão correndo se permanecerem nas ruas. “Não podemos obrigá-los a ir para o ginásio, é um convite. A tendência é que a procura aumente, porque essse perigo de contágio está assustando muito eles”, revelou a secretária, que lembrou também que a permanência no ginásio não pode ser forçada, pois é uma decisão que cabe somente a eles.

A Semas estima que Paranaguá tenha cerca de 120 pessoas em situação de rua. O número não é oficial porque são registrados de fato os que frequentam o Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), cujo número atual é de 60. “Ou seja, somente 25% da população em situação de rua está no ginásio, mas esse quadro deve mudar nos próximos dias”, avalia a secretária.

Ainda sobre o Centro Pop, espaço localizado na avenida Gabriel de Lara, próximo ao Posto Paranaguá, os usuários diariamente contam com três refeições (café da manhã, almoço e café da tarde). No local também há espaço para higienização, com fornecimento do material necessário (sabonete, shampoo, toalha, escova de dente e pasta).

 

SECOM

Marcos Rogério/Litoral Notícias