30/12/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou neste sábado (28), a Operação Ano Novo em todo o país. A iniciativa, que segue até quarta-feira (1º), tem como foco combater à embriaguez ao volante e realizar fiscalizações de ultrapassagens proibidas.

Os agentes também verificam uso do cinto de segurança e os equipamentos de retenção para crianças (cadeirinha e assentos elevados). Ainda, estão previstas blitz educativas em todas as regiões do Paraná.

Todos os dias da operação devem ter fluxo intenso de veículos.

A PRF expediu ofícios às concessionárias de pedágios para que não sejam feitas obras durante o feriado, com exceção àquelas emergenciais ou com interrupção inviável.

Orientações

Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes.

A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.

Colaboração PRF

Marcos Rogério/Litoral Notícias