27/06/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Com menos de uma semana para finalizar o prazo para sacar o Abono Salarial do PIS/Pasep ano base 2016, mais de 137.245 trabalhadores do Paraná ainda não retiraram o benefício.

O valor que cada trabalhador tem para sacar depende de quanto tempo ele trabalhou em 2016 na iniciativa privada ou no serviço público.

Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (RS 954).

Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80……..

“Se a pessoa trabalhou um mês, recebe 1/12 do valor, se trabalhou dois meses, 2/12, e assim sucessivamente”, explica o chefe de divisão do Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan.

O Abono Salarial do PIS/Pasep é um benefício que é conquistado pelo empregado todos os anos.

Para ter direito a receber o dinheiro é necessário ter trabalhado por pelo menos um mês durante o ano-base (nesse caso 2016), com remuneração média de até dois salários mínimos.

Além disso, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

“Esse é um benefício importante para o trabalhador.

Não custa nada entrar na internet ou procurar uma agência bancária para saber se não tem um dinheiro para receber.”. Recomenda o Ministro.

Os trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa.

A consulta pode ser pessoalmente, pela internet ou no telefone 0800-726 02 07.

Para os servidores públicos, a referência é o banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet e pelo telefone 0800-729 00 01.

 

Agência Brasil

Marcos Rogério/Litoral Notícias