18/04/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



O prefeito Marcelo Roque realizou reunião nesta terça-feira, 17, na Prefeitura de Paranaguá, com diversos órgãos visando discutir a logística de trânsito na Avenida Bento Rocha. O local passará por revitalização. “É uma obra importante que afetará vários bairros de Paranaguá, são mais de 40 mil pessoas que residem naquela região. É uma revitalização aguardada há muito tempo”, observa o prefeito Marcelo Roque.

“Temos que planejar a logística para que tenha o menor transtorno possível aos moradores e pensar também com relação ao trânsito de caminhões e veículos de passeio. Solicitei a reunião para buscar a melhor forma de realização dessa obra com maior tranquilidade aos moradores”, afirma Marcelo Roque. Ele lembra que em breve também será iniciada a obra de construção do viaduto na entrada da cidade.

Glauco Lobo, coordenador do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou aos presentes detalhes sobre a revitalização e adiantou que homens já estão se instalando na região para iniciar os serviços. “É uma recuperação completa da Avenida Bento Rocha que contempla drenagem, inclusive boa parte dos investimentos, R$ 16 milhões será investido nesse serviço, pavimentação, teremos nova ciclovia que será elevada para evitar alagamentos, além da sinalização que será reforçada inclusive com travessia de pedestres elevada nas proximidades das escolas”, cita Glauco Lobo.

“Essa reunião e discussões são importantes para que haja o menor impacto possível a população e para que não prejudique o escoamento da safra no Paraná por meio do Porto de Paranaguá”, observa Gilmar Aguiar, chefe da Divisão de Silos, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O vereador Edu Oliveira frisa que a obra é muito esperada. “A reunião foi muito produtiva e apesar dos transtornos inevitáveis em obras com essa dimensão é algo positivo para a população e para a cidade. É a concretização de um sonho, o local realmente precisava dessa revitalização. Além disso, logo também contaremos com um viaduto na entrada do município”, salienta.

“É uma obra que trará resultados positivos aos moradores já que a Avenida está bastante danificada e isso, sem dúvida causa problemas aos moradores e ao trânsito na região. Após a conclusão da revitalização, sem dúvida, a Avenida bento Rocha estará muito melhor para todos. A intenção é que os impactos da obra sejam os menores possíveis e compensará pelo resultado final que será alcançado”, opina o secretário municipal de Obras, Maickol Amarante.

O superintendente da Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança, Leônidas Martins Júnior conta que um estudo está sendo realizado com relação a logística no trânsito visando o período da obra. “Na última semana o prefeito solicitou que iniciássemos um estudo sobre a parte operacional dessa obra e de imediato o realizamos e agora estamos apresentando como poderá ser feito o controle de trânsito, desvios, entre outros detalhes nessa área”, informa.

“Estamos muito felizes com essas obras tão importantes para Paranaguá que são a revitalização da Avenida Bento Rocha e a construção do viaduto na entrada da cidade. Os transtornos durante o período de obras existirão, mas é algo positivo porque após esse período teremos um local melhor com pista nova e iluminada, ciclovia, drenagem, entre outras melhorias”, avalia o vice-prefeito Arnaldo Maranhão.

As obras serão realizadas por meio de um convênio entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER).

Uma comissão composta por membros dos órgãos envolvidos será criada para acompanhar todo o período de obras. Participaram da reunião, representantes do DER, da empresa que ganhou a licitação e realizará a revitalização, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Appa, secretaria de Obras, Segurança e Planejamento, além de vereadores e o presidente da Câmara, Marquinhos Roque.

 

Elisio Jr / Litoral Notícias

Jornalista: Flávia Adans