17/05/2017 | litor6br | Sem Comentários



A Prefeitura de Paranaguá, no litoral paranaense, anunciou novidades na área de saúde do município. Para facilitar a vida dos cidadãos que utilizam o serviço público de saúde estão sendo descentralizadas para seis locais as coletas de exames laboratoriais de rotina – hemogramas, perfil lipídico e hepático, além de urina, fezes e escarro. Outro feito inédito anunciado nesta terça-feira (16) foi a emissão dos resultados desses exames pela internet, com impressão também feita nessas unidades.

Até agora, a coleta de exames laboratoriais poderia ser feita em apenas dois locais: Posto da Baduca e o Hospital João Paulo II. Passarão a oferecer o serviço também mais quatro unidades: Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Serraria do Rocha (Domingos Lopes do Rosário – iniciou em maio), Alexandra (Dr. Elias Borges Neto – iniciou em maio) e Vila Garcia (Aline Marinho Zacarias – inicia até o final de maio). A previsão é que até 29 de julho a emissão de resultados chegue em 100% das unidades.

O Laboratório Municipal realiza um total de 35.000 exames em média por mês, incluindo ainda os urgentes para pacientes que passam pela UPA. A farmacêutica Fernanda Scomação, responsável pelo serviço, explica que para realizar o agendamento de coleta de exames “é necessário apresentar prescrição médica e de documentos com foto do paciente”. A divulgação dos resultados se dá normalmente entre 3 e 7 dias. A equipe também realiza coletas domiciliares, beneficiando pacientes acamados.

IMPRESSÃO

Para imprimir o resultado do exame clínico realizado nas unidades de saúde o cidadão poderá acessar o site da Prefeitura de Paranaguá, pelo endereço www.paranagua.pr.gov.br, clicando no link “Consulta de exames”. Basta informar no campo disponível o número do CPF e a senha, que será fornecida pelo atendente no ato da coleta. Por enquanto, o Setor de Informática da Prefeitura de Paranaguá liberou o acesso por microcomputadores ou notebooks, mas está sendo estudada a possibilidade de criar um aplicativo para smartphones também.