26/04/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está intensificando o recadastramento do Bolsa Família e de programas sociais do Governo Federal para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo a coordenadora do programa em Paranaguá, Izaura Santana, o beneficiário deve ir até o CRAS e promover a atualização cadastral a cada dois anos. “O município conta com mais de 4.500 famílias atendidas pelo Bolsa Família. Seguindo a determinação do prefeito Marcelo Roque, estamos ampliando os programas sociais e visitando bairros, ilhas e colônias”, comenta a coordenadora.

“Mais de 300 famílias podem receber o Bolsa Família e muitas ainda não fizeram a retirada desse benefício que está retido na Caixa Econômica Federal. Foram afixadas relações com os nomes dessas pessoas em pontos estratégicos como no terminal de transporte coletivo para informá-las dessa oportunidade para que não percam esse direito”, avisa Izaura Santana.

Cadastro Único para Programas Sociais

O Bolsa Família é somente um dos programas destinados à população de baixa renda, obtidos através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), algo que é realizado pela Semas em Paranaguá. Ao todo, cerca de 20 políticas públicas existem por meio do CadÚnico, que é destinado exclusivamente às famílias que tenham renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Hoje, mais de 11 mil pessoas têm o Cadastro Único. “Qualquer cidadão pode fazer o CadÚnico mesmo que não se enquadre no Bolsa família, pois esse cadastro também é utilizado em outros programas como Jovem Aprendiz, entre outros”, informa.

Para se cadastrar, o cidadão pode procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio da pessoa responsável pela família, que deve portar seu título de eleitor ou CPF, bem como um documento de cada membro familiar.

Confira os endereços dos CRAS de Paranaguá:

Famílias que realizaram seu cadastro recentemente no Bolsa Família e em outros programas sociais, bem como beneficiários que estão sem o saque liberado, devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência para agilizar o recebimento do benefício:

CRAS Nilson Neves
Nilson Neves : R. das Hortênsias s/nº – fundos dos Bombeiros e próximo à DEMUTRAN.
Fone : 3422-3075

CRAS – Vila Garcia
Rua Subtenente Onofre Moreira da Rocha s/nº, próximo ao Posto de Saúde.
Fone : 3420-6026

CRAS – Porto dos Padres
Rua Washington Luiz s/nº, próximo Creche Regina Célia Domit
Fone – 3420-6137

CRAS – Serraria do Rocha
Rua Barão do Amazonas s/nº, próximo ao Posto de Saúde.
Fone – 3420-6085

 

Elisio Jr / Litoral Notícias

Jornalista: Emanuel Andrade