08/04/2019 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



O encerramento da Semana de Conscientização do Autismo, aconteceu nesta sexta-feira, 05, na Praça Fernando Amaro com a presença de profissionais do Centro Municipal de Avaliação Especializado (CMAE) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que esclareceram a população sobre o transtorno.

Foram entregues materiais informativos que tratam sobre o assunto, como identificar crianças autistas e como ajudá-las. Além disso, os profissionais da saúde prestaram serviços de aferição de pressão e distribuíram cartilhas sobre os cuidados e prevenção contra a febre amarela.

O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros e tem por características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Durante toda a semana foram realizadas ações que alertam para a conscientização do autismo. Na segunda-feira, 01, houve contação de histórias, através do projeto Literalux; na terça ,02, os alunos das escolas municipais Manoel Viana e Sully da Rosa Vilarinho participaram da passeata pelo centro da cidade junto com as estudantes do EJA e a Banda Miriam Municipal; na quarta, 03, aconteceu roda de conversa para os pais de autistas com a presença do projeto Patas do Bem e na quinta-feira, 04, uma caminhada de conscientização ocorreu no Aeroparque.

 

Fonte: www.paranagua.pr.gov.br

Elisio Junior – Litoral Notícias