11/04/2018 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Todos os dias, moradores na Ilha do Mel, parnanguaras e turistas realizam a travessia para a ilha por meio de embarcações que partem de Paranaguá, na Rua da Praia. Pensando na segurança dos passageiros, a Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está realizando manutenção no trapiche onde ocorre o embarque e desembarque para a ilha paradisíaca.

A arquiteta Rita Abe informa que a manutenção iniciou esta semana e durante o serviço ocorrerá a retirada da craca (nome comum dos crustáceos marinhos sésseis de vários gêneros da ordem Thoracica da classe Cirripedia). “A manutenção está na fase de limpeza do trapiche. Será realizada limpeza do piso e retirada da craca dos degraus da estrutura”, observa.

Segundo a arquiteta, ainda ocorrerá a recuperação da estrutura. “Será feita a substituição do corrimão e pilar do corrimão, pintura do piso e estrutura”, informa.

O local continua em funcionamento, ou seja, mesmo com a manutenção está sendo mantido o espaço para embarque e desembarque de pessoas. Rita Abe explica que com isso, há uma dificuldade maior devido à movimentação de pessoas e também por conta da maré para fazer a limpeza da craca na estrutura e recuperação. “Por isso, os serviços podem levar mais tempo, com um prazo de 90 dias para término”, salienta.

“Esse trapiche tem grande movimentação. Estamos aproveitando a fase de baixa temporada para realização dos serviços, mesmo assim, sua utilização não para. Pedimos a compreensão de quem utiliza o espaço, pois haverá pessoas trabalhando. Essa manutenção acontece justamente para maior segurança dos que utilizam o trapiche sejam parnanguaras ou visitantes”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cleomir dos Santos.

 

Elisio Jr / Litoral Notícias

Jornalista: Flávia Adans