07/11/2017 | Litoral Sul FM | Sem Comentários



Paranaguá terá “Dia D” de vacinação contra a dengue na próxima quarta-feira (8).

O objetivo é atingir a meta de imunizar 80% do público alvo (pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias).

As unidades básicas de saúde da cidade, incluindo as localizadas nas ilhas, comunidades marítimas e rurais, ficarão abertas das 8h às 22h.

Além da busca ativa para vacinação também ocorrerá na quarta, quinta e sexta-feira mutirão de remoção de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, bem como conscientização da população para não manter água parada em seus quintais.

O anúncio do planejamento para a ação foi feito no início da tarde desta segunda-feira (6) pelo secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.

“Entramos na reta final da vacinação e esperamos conseguir atingir a meta estabelecida, que é chegar a 80% para a segunda e terceira doses.

Peço que nossa população seja consciente da importância da vacina”, destacou o secretário.

Os dados do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) apontam que até agora foram vacinadas 25.887 pessoas para a terceira dose, o que representa 62,62% da meta de imunizar 41.334.

Já para a segunda o percentual é bem menor, 27,26%, com 6.364 doses, para um total de 23.340.

Faltam ser vacinadas 15.447 pessoas para a segunda dose e outras 16.976 para a terceira.

Há mais de duas semanas vem sendo realizada a busca ativa para vacinação contra a dengue, com aplicação de dose de casa em casa, uma medida inédita, buscando atingir a meta estabelecida.

“Nosso objetivo é que Paranaguá não volte a ter uma epidemia como a que ocorreu em 2016, que acabou vitimando 29 pessoas fatalmente em nossa cidade”, justificou o secretário Paulo Henrique, que lembrou ainda do esforço da 1.ª Regional de Saúde em vacinar o público-alvo, com equipes itinerantes em vários pontos com grande concentração de pessoas na cidade.

Fonte:  SECOM