Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
21:36
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →MAE UFPR celebra 60 Anos e faz exposição que mergulha na trajetória do primeiro Museu Universitário do Paraná
Imagem: Jornalismo Litoral Sul/Karen Kleinhans

MAE UFPR celebra 60 Anos e faz exposição que mergulha na trajetória do primeiro Museu Universitário do Paraná

A exposição “60 anos MAE UFPR” é uma montagem que busca desvendar os fragmentos que compõem a história do museu, formada por pessoas, pesquisa, ensino e diálogo com a comunidade

Por Karen Kleinhans
01 de Dezembro de 2025 às 14:07

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE UFPR) está celebrando seis décadas de história, pesquisa e diálogo com a comunidade com uma exposição especial. A mostra, que será inaugurada no dia 5 de dezembro, promete levar visitantes em uma viagem nostálgica e informativa pela trajetória do primeiro museu universitário do estado do Paraná.

Em conversa com Wesley Ventura, Secretário responsável pelo museu, ele compartilhou o sentimento especial que a exposição traz para toda a equipe e para a cidade de Paranaguá.

"A gente está terminando agora essa exposição e ela vai contar um pouquinho da história do museu, um pouquinho da história do prédio também nas últimas seis décadas do museu aqui dentro... Não só do museu dentro do prédio, mas do museu como um todo: como é que ele surgiu, até onde ele está indo, o que ele pretende fazer daqui para frente também."



A exposição “60 anos MAE UFPR” é uma montagem rica e abrangente que destaca as diferentes fases da instituição desde sua inauguração, em 29 de julho de 1963. Segundo Wesley Ventura, os visitantes podem esperar:

  • Montagem do Acervo: A história de como o museu nasceu, desde o início da pesquisa do acervo arqueológico que deu a ideia de criar o museu.
  • Acervo Etnológico: Todo o artefato que já foi conseguido durante as intervenções e interações com as etnias indígenas pesquisadas não só no litoral, mas no Brasil inteiro.
  • Memória Histórica: Muita imagem, muita foto e registro histórico, incluindo material que já fez parte de algumas exposições e itens que marcaram mostras.
  • Parte Didática: Um espaço dedicado à área lúdico-didática do museu, sempre usada para complementar as atividades pedagógicas.
  • O Futuro: Um espaço especial para a curiosidade do pessoal, que é o que será o museu daqui para frente.

A exposição foi elaborada por técnicos, bolsistas e professores da equipe do MAE, que se debruçaram por meses na documentação histórica e no acervo museológico.



Um dos grandes destaques da história do MAE, e que certamente estará em evidência, é a figura de José Loureiro Fernandes. O material da mostra destaca que o Museu de Arqueologia e Artes Populares (MAAP), que deu origem ao atual MAE, saiu do papel por Loureiro Fernandes, devido às suas fundamentais relações com diferentes agentes da política, cultura e artes.

A exposição busca reconhecer "aqueles homens e mulheres, do Brasil e do exterior, que fazem parte da rede de contatos de Loureiro Fernandes e que, de alguma maneira, contribuíram para a consolidação do MAAP".



A exposição será aberta ao público a partir do dia 5 de dezembro. O Secretário Wesley Ventura reforça que, mesmo no final do ano, a agenda para escolas ainda está praticamente aberta em dezembro.

  • Funcionamento: Terça a domingo.
  • Horário: Das 8h às 20h.
  • Observação: O museu não fecha para o feriado, domingo, sábado ou almoço, abrindo apenas de segunda-feira.

O MAE UFPR convida a todos a visitarem a exposição e a se reconhecerem parte dessa rica história: "Você também faz parte dessa história!".

Veja mais

Setor policial
1.
Foragido é preso após agressões e ameaças com arma adulterada em Pontal do Paraná
Setor policial
2.
PRF prende homem por importunação sexual de adolescentes em restaurante na BR-116 em Antonina
NOTÍCIAS
3.
Hospital Municipal Dr. Silvio Bittencourt Linhares, em Antonina, passa por melhorias e moderniza atendimento à população
NOTÍCIAS
4.
RISCO À SAÚDE: Sanepar Alerta que Água Parada em Caixa-d'água Suja no Litoral Pode Estar Contaminada
NOTÍCIAS
5.
Alunos da Escola Francisco dos Santos Junior, de Matinhos, realizam a 1º Feira Vida Saudável, com foco em consciência alimentar e sustentabilidade
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!