Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Diretoria da Portos do Paraná é reconduzida para mais dois anos
Diretoria da Portos do Paraná é reconduzida para mais dois anos
Indicados pelo Governo Estadual, atuais diretores seguirão por mais dois anos à frente da empresa pública
Por João Ricardo
31 de Março de 2025 às 09:26
O Conselho de Administração da Portos do Paraná aprovou, na última sexta-feira (28), a recondução da Diretoria Executiva para mais dois anos nos cargos atuais. A decisão, tomada por aclamação, seguiu indicação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Dessa forma, Luiz Fernando Garcia da Silva permanece como diretor-presidente. Também seguem em seus respectivos postos Marcus Vinícius Freitas dos Santos (Diretoria Jurídica - DJUR), João Paulo Ribeiro Santana (Diretoria do Meio Ambiente - DMA), Marcos Alfredo Bonoski (Diretoria Administrativa e Financeira - DAF), Victor Yugo Kengo (Diretoria de Engenharia e Manutenção - DEM) e Gabriel Perdonsini Vieira (Diretoria de Operações Portuárias - DOP). O cargo de diretor de Desenvolvimento Empresarial (DDE) segue acumulado por Luiz Fernando.
Gestão reconhecida
A continuidade da diretoria foi elogiada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, Alex Ávila, que também é secretário nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos.
"Considero extremamente assertiva a recondução dos atuais membros, que vêm apresentando resultados significativos e consolidando uma gestão modelo", afirmou.
Conforme o estatuto da Portos do Paraná, a permanência nos cargos da diretoria é revisada a cada dois anos, com um limite máximo de oito anos. Assim, Luiz Fernando, João Paulo e Marcus Vinícius, que assumiram em 2019, ingressam em sua última recondução.
Crescimento e reconhecimento
Sob a gestão atual, a Portos do Paraná obteve resultados expressivos. Em 2024, a movimentação de cargas superou 66 milhões de toneladas, um recorde inicialmente projetado para 2030. O Porto de Paranaguá tornou-se um dos principais do mundo para grãos e é líder nacional em exportação de proteína animal, além de ser a principal porta de entrada de fertilizantes no Brasil.
Os avanços garantiram à Portos do Paraná, pelo quinto ano consecutivo, o título de Melhor Porto do Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Projeção internacional
O desempenho da empresa também ganhou destaque global. Em 2024, a Portos do Paraná participou do Agricultural Outlook Forum, promovido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), além de representar o Brasil no Manifest Vegas, maior encontro mundial de tecnologia logística.
Na área ambiental, a empresa é a única portuária pública no mundo a ser convidada cinco vezes consecutivas para apresentar projetos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Investimentos e inovação
A gestão atual é responsável por um feito inédito: Paranaguá será o primeiro porto público do Brasil com 100% de suas áreas de exploração comercial regularizadas por leilões na Bolsa de Valores. O modelo de concessão da empresa inspira outros portos brasileiros, com projetos como a concessão do canal de acesso, prevendo investimentos superiores a R$ 1 bilhão.
Outro destaque é o Moegão, maior obra portuária do Brasil, que receberá um investimento de mais de R$ 600 milhões para ampliar a capacidade de recebimento ferroviário. A estrutura, prevista para dezembro, suportará 900 vagões diários e será integrada à futura nova Ferroeste, conectando Paranaguá ao Mato Grosso do Sul.
Com inovações e expansão, a Portos do Paraná se consolida como referência nacional e internacional na gestão portuária.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Portos do Paraná Foto: Claudio Neves
Jornalismo Litoral Sul FM, o que você precisa saber.