Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá → Vacinação itinerante contra a Influenza chega até a Biblioteca Leôncio Correia
Vacinação itinerante contra a Influenza chega até a Biblioteca Leôncio Correia
A vacina não é indicada para quem possui sinais severos de anafilaxia, após a ingestão de ovo.
Por João Ricardo
17 de Abril de 2025 às 14:24
A campanha de imunização contra a Influenza começou no dia 1º de abril em todo país. Para alcançar o público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem intensificado as estratégias de vacinação. Além das unidades de saúde, equipes itinerantes também aplicam as doses em locais específicos.
Na manhã desta quarta-feira (16), foi a vez de imunizar os funcionários e frequentadores da Biblioteca Municipal Leôncio Correia. Segundo o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde está com uma equipe itinerante aplicando a vacina contra a gripe e esteve no Núcleo Regional de Educação e na Biblioteca Leôncio Correia.
Também já passou por empresas, faculdades, asilos, escolas e locais onde está o público-alvo priorizado na campanha. A meta é alcançar ainda mais lugares, pois o cronograma é extenso e continua nos próximos dias.
As vacinas utilizadas neste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria).
Nas unidades de saúde, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. Para se vacinar, é preciso apresentar identificação e documentação que comprove a sua situação de inclusão em um dos grupos prioritários (se for o caso).
O público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina é o de pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes. A vacinação também está disponível para o chamado grupo especial, elencado pelo Ministério da Saúde: puérperas (mães que tiveram filho até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais, povos indígenas, quilombolas, forças armadas, de segurança e de salvamento, pessoas com deficiência permanente e em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros, portuários e trabalhadores dos Correios.
A vacina não é indicada para quem possui sinais severos de anafilaxia, após a ingestão de ovo. Para pessoas que apresentem estado febril ou Covid, é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro, conforme orienta a Secretaria Municipal de Saúde.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Prefeitura de Paranaguá