Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Secretaria de saúde orienta sobre as medidas de segurança em enchentes
Secretaria de saúde orienta sobre as medidas de segurança em enchentes
Equipes da prefeitura trabalham integradas para amenizar consequências das fortes chuvas
Por João Ricardo
09 de Janeiro de 2025 às 18:43
Nas últimas horas, intensas chuvas afetaram Paranaguá, provocando alagamentos e deixando muitos moradores isolados em suas residências. Inundações severas representam riscos imediatos, ocasionando problemas de saúde, como: leptospirose, a possibilidade de aumento de casos de dengue, hepatite A, tétano, doenças diarreicas, além do risco de acidente com animais peçonhentos como aranhas e cobras através dos entulhos.
As enchentes também trazem um alerta na hora de fazer o uso da água, por isso, a Secretaria de Saúde dá dicas. Confira:
Opções para o uso da água - Usar água filtrada ou coada em filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Após a filtração, adicionar 02 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada 1 litro de água. Misturar bem e esperar 30 minutos antes de consumir a água (usar em até 24 horas). - Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo e ferver por cinco minutos. Aguardar a água esfriar, o recomendado é sacudir antes de beber. Para os alimentos - Não consumir alimentos que tenham contato com água de inundação ou lama, inclusive alimentos embalados, enlatados ou perecíveis como frutas e verduras. - Alimentos que não sejam a prova d'agua ou vedados devem ser descartados. - Nunca experimente o alimento para provar se é seguro, é preciso descartar em caso de dúvidas.
Cuidados: - Utilize botas e luvas ao transitar em áreas inundadas. - Cubra cortes e arranhões com bandagens a prova d'agua para evitar entrada de bactérias. - Mantenha a vacinação contra tétano em dia, com reforço a cada 10 anos. - Evite manusear terra, adubo ou objetos sujos, caso tenha feridas abertas nas mãos e pés. - Tenha cuidado com serpentes ou outros animais peçonhentos, sacudindo roupas e calçados antes de usá-los. Caso encontre algum animal, entre em contato com as autoridades competentes (Bombeiros, Polícia Ambiental ou setor de Zoonoses da Vigilância). - Caso tenha enfrentando situações de inundação ou enchentes é necessário observar os seguintes sintomas: diarreia, febre, dor de cabeça, náusea /vômito, cólica abdominal, sangue ou muco nas fezes. Pessoas que apresentam mais de três episódios de diarreia, em intervalo de 24 horas devem procurar atendimento médico.
Rádio Litoral Sul FM, com informações da Prefeitura de Paranaguá