Estrutura comprometida obriga Prefeitura a interditar trapiche atrás do Palco Tutóia
O laudo emitido pela pasta e confirmado pelo secretário Ozéias Rebello Costa aponta que a laje de acesso à estrutura está comprometida.
Por João Ricardo
10 de Janeiro de 2025 às 16:31
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da secretaria municipal de Obras, interditou na tarde desta quinta (9) o trapiche de embarque e desembarque de passageiros localizado atrás do palco Tutóia, no centro histórico de Paranaguá, na margem esquerda do Rio Itiberê.
O laudo emitido pela pasta e confirmado pelo secretário Ozéias Rebello Costa aponta que a laje de acesso à estrutura está comprometida.
O laudo emitido pela pasta e confirmado pelo secretário Ozéias Rebello Costa aponta que a laje de acesso à estrutura está comprometida.
Além disso, conforme o laudo, o tablado superior da estrutura foi executado inadequadamente utilizando viguetas treliçadas comuns e não cobre minimamente as armaduras que, em contato com a constante alternância das marés, sofrem corrosão externa ao longo do tempo, deixando de fornecer apoio às vigas laterais. “A estrutura está comprometida porque não há ferragens que segure a laje de apoio. Há risco à vida humana e à imagem da cidade”, disse o secretário.
Em ofício enviado ao secretário de Cultura e Turismo, Ivan Lapolli Filho, a recomendação de interdição foi comunicada. Dessa forma, ficou definido que os turistas que optarem por passeios náuticos após o desembarque do MSC Armonia – que faz mais uma escala na cidade nesta sexta (10) – utilizarão o mesmo trapiche de embarque e desembarque para a Ilha do Mel. Os serviços serão alternados entre as operadoras Barcopar e Abaline, sem prejuízo ao turismo na cidade. Vindos de Buenos Aires, Argentina, os passageiros do MSC Armonia devem desembarcar primeiro no trapiche do Rocio, às 8 horas, de onde serão levados para o receptivo montado na Praça de Eventos. Aqueles que optarem por passeios náuticos terão deslocamento rápido até o trapiche para a Ilha do Mel.
De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, Cris Rosa, a interdição desta semana não afetará as próximas escalas do navio, já que existe o comprometimento da Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) de instalar um trapiche flutuante já na próxima semana na Estação Náutica, local licenciado para esse fim pelo Instituto Água e Terra (IAT-PR).
O prefeito Adriano Ramos determinou que as secretarias envolvidas somem esforços com o Governo do Estado e a Adetur Litoral para proporcionar recepção e atendimento acolhedores aos turistas. A secretaria de Cultura e Turismo vai disponibilizar guias para orientar agentes das operadoras e passageiros, na maioria estrangeiros.
MSC ARMONIA:
O navio faz mais uma nesta sexta (10) em Paranaguá. O desembarque será no trapiche do Rocio. Em seguida os passageiros que optarem por sair do navio serão levados até a Praça de Eventos, no Centro Histórico, onde está o receptivo montado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral), com apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Prefeitura de Paranaguá
Foto: Prefeitura de Paranaguá
Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.