Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Defesa Civil emite alerta via Cell Broadcast para moradores de Guaratuba
Defesa Civil emite alerta via Cell Broadcast para moradores de Guaratuba
Esse recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela dos celulares das pessoas que estiverem na área afetada.
Por João Ricardo
14 de Fevereiro de 2025 às 16:25
Por conta das fortes chuvas, a Defesa Civil do Paraná emitiu, pela segunda vez, um alerta via tecnologia Cell Broadcast para moradores do Litoral na noite desta quinta-feira (13). O aviso foi direcionado para os moradores dos bairros Limeira e Cubatão, em Guaratuba, região que já tinha sido afetada por fortes temporais na semana passada.
Esse recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela dos celulares das pessoas que estiverem na área afetada, sem necessidade de cadastro prévio. O objetivo é alertar a população sobre eventos severos e garantir que as informações cheguem de maneira rápida e eficaz.
O aviso foi disparado às 20h50 e foi importante para que não houvesse ocorrências graves registradas, até o momento, na região. Antes disso, uma mensagem tradicional da Defesa Civil já havia sido enviada para toda a região litorânea por volta das 17h alertando para o risco de temporais.
LITORAL – O volume de chuvas registrado pelo Simepar chegou a ser maior em outras cidades do Litoral ao longo da noite. Em Praia de Leste, em Pontal do Paraná, choveu 116,6 milímetros. Em Morretes, na Comunidade Floresta, o acumulado chegou a 70,2 milímetros. Não há registros de ocorrências nestas cidades, de acordo com a Defesa Civil.
Em Paranaguá, onde o volume de chuvas variou de 48,4 a 63 milímetros, algumas ruas ficaram alagadas, mas sem vítimas ou destelhamentos registrados.
Em Antonina, onde choveu entre 50 e 53 milímetros, dependendo da região do município, houve registro de um deslizamento de barranco, que bloqueou parcialmente uma rua, mas sem vítimas.
A Defesa Civil do Estado segue monitorando as condições climáticas e reforça a importância de acompanhar os canais oficiais de comunicação para receber informações e orientações sobre eventos extremos.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias Foto: Defesa Civil do Paraná
Jornalismo Litoral Sul FM, o que você precisa saber.