Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
17:26
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Governo capacita 150 novos voluntários em prevenção e combate a incêndios

Governo capacita 150 novos voluntários em prevenção e combate a incêndios

A maioria dos 150 participantes é da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.

Por João Ricardo
08 de Abril de 2025 às 15:08

Os 150 voluntários aprovados na primeira fase do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna), com aulas teóricas no formato a distância (EaD), seguem agora para a etapa prática. O objetivo é aumentar o contingente disponível para atuar em situações nas Unidades de Conservação (UCs), especialmente no segundo semestre do ano, período de maior registro de ocorrências.

A etapa prática do processo de formação dos novos integrantes do programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná será no próximo dia 3 de maio. A maioria dos 150 participantes é da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.

“Dentro das atribuições do Previna, uma delas é capacitar voluntários para atuar nessas ocorrências. O objetivo agora é reforçar os conhecimentos adquiridos na parte EaD e formar esses futuros brigadistas nas atividades práticas de combate a incêndios florestais”, explica major Daniel Lorenzetto, chefe da Divisão de Gestão de Desastres da Defesa Civil Estadual e coordenador do Previna.

FORMAÇÃO DOS BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS – Ao todo, são 40 horas de atividades, divididas em 25 horas de conteúdo teórico na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e 15 horas de capacitação prática. As aulas online foram disponibilizadas em março e os aprovados nesta primeira fase seguem para o treinamento prático.

São repassados conceitos relacionados às ações de prevenção e controle de incêndios florestais, com especial atenção à segurança da população e das equipes de resposta, garantindo também o menor prejuízo a áreas verdes.

A prática de combate acontecerá na Floresta Metropolitana, em Piraquara, realizada em parceria entre a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e o Instituto Água e Terra (IAT). O objetivo é reforçar o contingente disponível para atuar em situações nas Unidades de Conservação (UC), especialmente no segundo semestre do ano, período de maior registro de ocorrência.

“É sempre muito importante capacitar as pessoas que moram no entorno ou frequentam unidades de conservação para atuarem na prevenção e combate a incêndios, pois geralmente eles são os primeiros a identificarem e iniciarem o combate”, reforça o gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos.


Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Estadual de Notícias
Foto: Gabrielly Pontes/CGE

Jornalismo Litoral Sul FM, o que você precisa saber.

Veja mais

Paranaguá
1.
Inclusão e oportunidade: jovens da EJA reforçam equipe do almoxarifado da Semedi
NOTÍCIAS
2.
Prefeitura de Antonina segue realizando manutenções urbanas
NOTÍCIAS
3.
Enem 2025: termina hoje o prazo para recurso de atendimento especializado negado
Paranaguá
4.
A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o SINE, realizará um Feirão de Emprego com 80 vagas na Vila Garcia
Setor policial
5.
Assaltante desiste de roubo e foge sem levar nada de loja em Guaratuba
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!