Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→ Operação Viking Desmantela Organização Criminosa de Tráfico Internacional de Drogas
Operação Viking Desmantela Organização Criminosa de Tráfico Internacional de Drogas
Ação conjunta da Receita Federal e Polícia Federal visa combater tráfico marítimo a partir do porto de Paranaguá
Por Henrique Matos
05 de Setembro de 2024 às 10:50
Nesta quinta-feira (05/09), a Receita Federal, em colaboração com a Polícia Federal, deflagrou a Operação Viking para desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas, com foco no transporte marítimo a partir do porto de Paranaguá/PR e com ramificações na Europa.
A Operação Viking é um desdobramento das operações Enterprise e Retis, realizadas em 2020 e 2022, que identificaram vários indivíduos agora alvos desta ação. A investigação revelou que os principais membros da organização criminosa atuavam em empresas fornecedoras de serviços para navios, utilizando essa fachada para recrutar tripulantes que colaboravam no transporte de drogas a partir dos portos brasileiros.
A organização também utilizava uma pequena embarcação para o transporte de drogas até os navios, empregando o método de içamento, no qual a droga era içada a bordo por um tripulante cooptado. Além disso, a organização recorria ao mergulho e à ocultação de entorpecentes em compartimentos submersos dos navios, conhecidos como sea chests, e ao método rip on/rip off, ocultando drogas em contêineres ainda em terra, nos terminais portuários.
A operação resultou no cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva em cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e na Espanha. Aproximadamente 120 policiais federais e 11 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal participaram da ação, que também incluiu o sequestro e bloqueio de bens móveis e imóveis, veículos de alto valor e ativos financeiros dos investigados.
Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba e visam coletar novas provas e comprovar crimes relacionados ao tráfico internacional de entorpecentes, associação criminosa e ocultação de bens ilícitos.
Fonte: Receita Federal / Paranaguá Jornalismo Litoral Sul – O Que Você Precisa Saber