Portos da Paraná apresenta Resultados de gestão no X I CIDESPORT
Encontro em Florianópolis reuniu especialistas, acadêmicos e gestores de empresas do setor público e privado para discutir formas de estimular um melhor desempenho na área.A experiência com arrendamentos e as boas práticas de gestão levaram a Portos do Paraná ao XI Congresso Internacional de Desempenho Portuário, que se encerra nesta sexta-feira (22), em Florianópolis.
Por Fernanda Curcio
22 de Novembro de 2024 às 15:49
O evento reúne pesquisadores, professores, dirigentes empresariais e governamentais, além de estudantes.
Foram discutidas formas de fomentar e estimular o desempenho do setor a partir de uma perspectiva científica. Representando a empresa pública, participaram o gerente de Arrendamentos, Rossano Reolon, e o gerente de Fiscalização, Fernando Pinheiro Dias.
No painel “Arrendamentos Portuários”, Rossano abordou a experiência adquirida ao longo do trabalho desenvolvido desde o início da atual gestão, culminando na construção dos editais que possibilitaram uma série de leilões para a exploração de áreas administradas pela Portos do Paraná. “Mostramos onde conseguimos chegar, nossos resultados e o sucesso alcançado com a assinatura dos contratos de concessão.
Também apresentamos um panorama geral dos nossos portos e os recordes que atingimos”, explicou.
Fernando Pinheiro Dias, que participou do painel “Boas Práticas de Gestão Portuária”, destacou a importância da gestão de pessoas, do gerenciamento de processos, da gestão de indicadores e da inovação tecnológica para a Portos do Paraná. “Como exemplo, temos o Relatório de Produtividade.
Em cada período, todos os berços do complexo portuário são analisados por meio de uma métrica que quantifica a eficiência das operações de acordo com a commodity”, ressaltou o gerente de Fiscalização.
De acordo com Fernando, a integração do Porto de Paranaguá com o Governo do Estado do Paraná, os órgãos fiscalizadores e toda a comunidade portuária é outro pilar que contribui para o aumento da performance do Porto de Paranaguá.
“Essa integração é imprescindível para o sucesso que a Portos do Paraná alcançou, com ganhos expressivos para todas as partes envolvidas.
Tornamo-nos referência em gestão eficiente e estamos sempre buscando o aprimoramento para aplicar no nosso dia a dia na Operação Portuária e nos demais setores da empresa”, apontou o gerente de Fiscalização.
Rossano também destacou que a participação no XI CIDESPORT foi uma oportunidade ímpar para apresentar, com mais detalhes, a Portos do Paraná aos acadêmicos e às pessoas ligadas ao mercado.
“Conseguimos, por meio da nossa experiência, compartilhar um pouco do nosso conhecimento e mostrar como foi a evolução do Porto de Paranaguá nos últimos cinco anos. Certamente, foi um evento muito marcante”, analisou.
Por fim, Fernando, com sua experiência de 17 anos na Portos do Paraná, avaliou que o Congresso foi enriquecedor. “Me traz muita felicidade e orgulho ter representado a empresa frente a tantos profissionais renomados do ramo portuário”, concluiu.
Fonte : Portos do Paraná
Jornalismo Litoral Sul O que Você Precisa Saber