Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
15:35
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→SUS amplia tratamento para dermatite atópica com novas pomadas e medicamento oral

SUS amplia tratamento para dermatite atópica com novas pomadas e medicamento oral

Tacrolimo, furoato de mometasona e metotrexato passam a ser oferecidos na rede pública de saúde

Por Danillo Karlo
27 de Maio de 2025 às 16:01

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento para dermatite atópica pelo SUS, com a incorporação de dois medicamentos tópicos – tacrolimo e furoato de mometasona – e do metotrexato, de uso oral. A medida foi oficializada por meio de três portarias publicadas no Diário Oficial da União e visa beneficiar principalmente pacientes que não respondem bem aos tratamentos convencionais ou que não podem utilizar corticoides.

Segundo a pasta, "a ampliação de acesso ao tacrolimo tópico para os pacientes do SUS é um benefício relevante já que, por ser um medicamento de alto custo, seu acesso era mais restrito." O furoato de mometasona também será oferecido como opção para quem não pode utilizar corticoides ou apresenta resistência aos tratamentos já disponíveis.
Já o metotrexato será indicado em casos de dermatite atópica grave, sobretudo entre pacientes que não podem usar a ciclosporina, medicamento já ofertado pela rede pública.

Doença crônica, não contagiosa e de origem genética, a dermatite atópica é caracterizada por coceira intensa e ressecamento da pele, atingindo principalmente as dobras do corpo, como cotovelos, joelhos e pescoço. "É uma das formas mais comuns de eczema, prevalente na infância, embora também possa surgir na adolescência ou na fase adulta", explicou o ministério.
"A doença pode variar muito de paciente para paciente, com diferentes intensidades e respostas aos tratamentos", completou a nota.

Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Jornalismo Litoral Sul. O que você precisa saber.

Veja mais

Setor policial
1.
Farmácia é assaltada no Centro de Paranaguá.
NOTÍCIAS
2.
Prefeitura de Antonina participa da eleição e posse da nova diretoria da Adetur Litoral
NOTÍCIAS
3.
Prefeitura de Antonina abre inscrições para o 4º Encontro Náutico - Yacht Day 2025
Setor policial
4.
PCPR prende homem investigado por estupro de vulnerável ocorrido em Paranaguá
NOTÍCIAS
5.
Prefeitura de Antonina entrega cestas básicas a famílias vulneráveis
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!