A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está na reta final da obra de implantação de um sistema avançado de tratamento de água, que visa aumentar a eficiência e a capacidade de distribuição no Litoral, especialmente em Matinhos.
Com um investimento de R$ 6,1 milhões, o projeto consiste na construção de um floco-decantador na captação do Rio Cambará, o principal manancial que abastece a Estação de Tratamento de Água de Matinhos (ETA Matinhos).
O sistema é uma estratégia crucial para garantir o abastecimento durante o Verão Maior, período em que o Litoral recebe um aumento significativo de população e está sujeito a chuvas volumosas.
“Essa é mais uma das estratégias da Sanepar para garantir que não haja desabastecimento de água por conta do clima chuvoso, que pode prejudicar a captação e o tratamento da água. O novo sistema contribui para otimizar a produção de água no Litoral,” afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
O Floco-Decantador e a Segurança Hídrica
A nova estrutura foi planejada para resolver o problema de turbidez da água em dias de fortes chuvas, quando há o arrasto de terra, folhas e matéria orgânica que sobrecarregam a filtragem da ETA Matinhos.
- Processo: O floco-decantador utiliza produtos químicos para aglutinar as partículas (floculação), que são depositadas no fundo dos tanques (decantação). A água, então, segue mais limpa para a filtragem final.
- Capacidade: O novo sistema terá capacidade para tratar 120 litros de água por segundo.
- Operação: O processo será monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Controle da Sanepar e acionado imediatamente ao identificar alterações na turbidez da água.
- Previsão: O floco-decantador deve começar a operar ainda na temporada 2025/2026.
Joilson dos Passos, coordenador industrial da Gerência Regional Litoral da Sanepar, explica que a obra garante "segurança operacional, evitando a diminuição na produção e tratamento de água e oscilações na pressão", além de reforçar a qualidade da água tratada.
Investimentos Totais para o Verão Maior
A obra do floco-decantador faz parte de um conjunto de investimentos de R$ 22 milhões da Sanepar para reforçar as operações no Litoral. Entre outras ações para o Verão Maior estão:
- Ampliação da frota de caminhões-pipa.
- Contratação de 31 geradores de energia.
- Aquisição de 15 novos contêineres reservatórios.
- Instalação de 130 novos pontos de telemetria nas redes de água e esgoto.
- Melhorias operacionais nas redes de distribuição, captações e estações de tratamento.