O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) de Paranaguá emitiu um alerta sobre a baixa adesão nas doações de sangue, o que compromete os estoques da unidade.
Em entrevista ao Departamento de Jornalismo da Litoral Sul FM, a assistente social Nadia Tadra, responsável pela captação de doadores, reforçou a importância da doação:
“Doar sangue salva vidas. Num simples gesto de doação, você pode ajudar a salvar até quatro pessoas”, destacou.
Segundo Nadia, os estoques estão muito baixos, e a colaboração da população é fundamental para atender a pacientes em cirurgias, acidentes e tratamentos de doenças graves.
A unidade do Hemepar em Paranaguá está localizada na Avenida Gabriel de Lara, nº 657, no bairro João Gualberto. Para realizar a doação, é necessário agendar previamente pelo WhatsApp: (41) 3420-6663 ou pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao.
Processo simples
Ainda de acordo com a assistente social, o procedimento é rápido e seguro.
“A coleta dura apenas cinco minutos. Claro, o processo completo leva um pouco mais de tempo, mas é algo muito simples e de grande valor para quem precisa”, ressaltou Nadia.
Quem pode doar
Para ser doador de sangue é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados por pai ou mãe; a primeira doação deve ser feita até os 60 anos);
- Pesar mais de 52 kg;
- Estar descansado (ter dormido de 6h a 8h na noite anterior);
- Estar bem alimentado e hidratado (evitar refeições gordurosas antes da doação);
- Não realizar atividades físicas intensas antes da coleta;
- Apresentar documento de identidade original com foto.
A doação de sangue é um ato essencial de solidariedade e não pode ser substituído por nenhum processo artificial. Cada bolsa doada representa a chance de salvar vidas.
Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.