Prestes a completar 63 anos, a Sanepar foi avaliada por um levantamento da Radar Inteligência e alcançou 81% de aprovação entre os paranaenses, consolidando-se como um dos principais patrimônios do Estado. A pesquisa, feita no fim de 2025, mostra que 76% dos clientes residenciais e 80,8% dos clientes comerciais, industriais e de serviços estão “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com os serviços prestados.
Entre gestores municipais – prefeitos, vices e secretários de Meio Ambiente – o índice é ainda maior, com 95,4% de aprovação e destaque para a confiança na qualidade da água distribuída. Para a direção da companhia, o resultado reflete o trabalho diário das equipes no fornecimento de água tratada e na coleta e tratamento de esgoto, garantindo conforto e saúde para a população.
O estudo também mostra que a população prefere manter o atual modelo de gestão: 77,9% dos entrevistados querem que a Sanepar siga responsável pelos serviços de saneamento, percentual que chega a 75,2% no setor produtivo. A imagem institucional da empresa é considerada “boa” ou “ótima” por 70,1% dos clientes corporativos.
Na avaliação do atendimento e da operação, o fornecimento contínuo de água é um dos pontos mais bem avaliados, com satisfação de 78,3% nas residências e 81% nas empresas. Já a qualidade da água é aprovada por mais de 73% dos entrevistados em ambos os segmentos.A pesquisa também mediu a percepção sobre responsabilidade socioambiental. O programa Água Solidária, voltado a famílias de baixa renda, teve 93,1% de aprovação entre os beneficiários, ao mesmo tempo em que 80,8% dos empresários dizem denunciar irregularidades nas ligações de esgoto para proteger os mananciais.
O levantamento com consumidores residenciais e não residenciais foi feito de 6 a 24 de novembro de 2025, em todas as regiões do Paraná, com 2.400 entrevistas em domicílios e 500 em empresas. Já o estudo com gestores municipais ocorreu entre 17 de novembro e 4 de dezembro de 2025, por videochamadas.