A Polícia Penal do Paraná (PPPR) ampliou o efetivo no litoral do estado e no complexo penitenciário de Piraquara (Grande Curitiba) para as festividades de fim de ano. A medida faz parte do programa Verão Maior Paraná, do governo estadual. Ao todo, 140 policiais foram mobilizados para as regiões. O reforço inclui grupos de elite, como o Setor de Operações Especiais (SOE) e o Setor de Operações Táticas (SOT).
Segundo o diretor de Segurança Penitenciária da Polícia Penal do Paraná, Marcos Antonio de Paula, o planejamento visa evitar tentativas de fuga, comuns neste período. "No complexo de Piraquara são aproximadamente 10 mil custodiados e precisamos estar preparados", afirma.
Para tentar reduzir a superlotação no litoral, a Polícia Penal realizou a transferência de presos para outras unidades nas últimas semanas. A região recebe maior fluxo de turistas no Natal e no Ano Novo. A corporação também prevê aumento nos patrulhamentos e nas escoltas. No último veraneio (dezembro de 2024 a fevereiro de 2025), o número de escoltas subiu 332% em relação ao período anterior, passando de 1.382 para 5.974 ações.
O Verão Maior Paraná é um conjunto de ações estaduais que envolve segurança e atividades de lazer para veranistas.