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Porto de Paranaguá registra maior movimentação de caminhões da história no Pátio de Triagem

Entre janeiro e abril, mais de 181 mil veículos passaram pela triagem, impulsionados por fiscalização rigorosa e confiança do mercado internacional

Por Danillo Karlo
30 de Maio de 2025 às 17:41

O Porto de Paranaguá alcançou um marco histórico em 2025: o maior volume de caminhões já registrado no Pátio de Triagem. Entre janeiro e abril, 181.651 veículos passaram pelo local, superando o recorde anterior de 2020, que somou 175.280 caminhões no mesmo período.
A estrutura é voltada principalmente para o recebimento de granéis sólidos vegetais, como soja (5,4 milhões de toneladas) e farelo de soja (2,4 milhões). As cargas, originadas principalmente do Paraná e do Mato Grosso, seguem rumo à exportação por meio dos terminais paranaenses.
Além de organizar o fluxo logístico e evitar congestionamentos na BR-277, o Pátio de Triagem desempenha um papel estratégico na garantia da qualidade das cargas. A rigidez na fiscalização, implantada em 2024 em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), tem sido fundamental para atrair novos mercados internacionais e consolidar a reputação do porto.

Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, o controle rígido traz confiança: “Temos um sistema de análise rigoroso que assegura que o produto chegue ao destino final com qualidade e segurança”.
A triagem é feita pela empresa BV, auditada pelo IDR-Paraná, e gerenciada pela Associação dos Terminais do Corredor de Exportação (ATEXP). Técnicos fazem coletas das cargas e realizam análises para identificar materiais contaminantes como pedras, areia ou galhos. Parte da amostra também é enviada ao laboratório para exames detalhados.

Nos quatro primeiros meses do ano, 1.850 cargas foram reprovadas, número 30% menor que o registrado em 2024, o que indica uma melhora na qualidade dos produtos enviados ao porto. Isso é atribuído ao aumento da fiscalização, que desestimula práticas fraudulentas como a adulteração com areia, serragem ou umidade elevada.
Quando uma carga é reprovada por adulteração, o descarte deve ser feito fora da área portuária. De janeiro a abril, 59 veículos foram enviados a aterros para inutilização dos produtos. Somente após apresentarem comprovante de descarte, os caminhoneiros podem voltar ao pátio.
O chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no Paraná (SIPOV/PR), Fernando Augusto Mendes, destacou que o embarque de uma carga adulterada pode comprometer toda a operação de um navio. “Além do prejuízo econômico, há risco de contaminação do estoque e paralisação das atividades”, alertou.

A rigidez no controle tem o apoio das cooperativas e operadores. Para Rodrigo Buffara Farah Coelho, gerente da Cotriguaçu, “as novas normas trazem segurança ao corredor de exportação e fortalecem a credibilidade internacional do Porto de Paranaguá”.A gestão portuária destaca que esse rigor é essencial para manter a confiança dos mercados externos. “Nosso objetivo é garantir a integridade das exportações e oferecer um produto de alta qualidade ao mundo”, reforçou Mendes.

Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Portos do Paraná. 
Foto: Portos do Paraná/Divulgação. 

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