Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
13:42
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Exportadores de Feijão pedem apoio ao vereador Luizinho Maranhão para evitar perdas no Porto de Paranaguá

Exportadores de Feijão pedem apoio ao vereador Luizinho Maranhão para evitar perdas no Porto de Paranaguá

A expectativa é de que o diálogo com o governo federal resulte em medidas emergenciais que garantam o pleno funcionamento logístico do porto paranaense durante o pico da safra.

Por João Ricardo
11 de Junho de 2025 às 10:14

O vereador Luizinho Maranhão (PL-PR), que também preside a Comissão de Portos de Paranaguá, foi procurado recentemente pela Associação dos Exportadores de Feijão diante de uma preocupação urgente: o risco de o Porto de Paranaguá deixar de movimentar mais de 15 mil contêineres nos próximos meses.

Segundo a entidade, a safra do feijão deve ser uma das mais fortes dos últimos anos, especialmente ao longo dos próximos cinco meses. No entanto, a legislação federal exige que a exportação desse tipo de carga passe por terminais alfandegados — o que se tornou um entrave logístico. Atualmente, Paranaguá conta com apenas dois terminais desse tipo, que não têm capacidade de atender à demanda crescente.

Durante a última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (9), Luizinho Maranhão mencionou que o Porto de Santos já encaminhou um pedido ao Ministério da Agricultura solicitando autorização para realizar esse tipo de exportação também por terminais não alfandegados — uma alternativa que poderia viabilizar o escoamento da produção sem sobrecarregar os pontos alfandegários.

Em seu pronunciamento, o vereador afirmou que pretende agir para defender os interesses da região:
 "Vou encaminhar um convite oficial ao Ministério da Agricultura para que olhem com atenção para essa situação. Não podemos permitir que o Porto de Paranaguá deixe de movimentar essa carga essencial para o agronegócio e para a economia do nosso estado."

A expectativa é de que o diálogo com o governo federal resulte em medidas emergenciais que garantam o pleno funcionamento logístico do porto paranaense durante o pico da safra.

Confira o pronunciamento do Vereador: 
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/V2aj9f0UQ-g?si=3RZMc7NFgOifc8qR" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Parnanguara é a primeira mulher superintendente da Portos do Paraná
NOTÍCIAS
2.
“Saúde nas Escolas” leva atendimento gratuito ao bairro Tucunduva, em Antonina
NOTÍCIAS
3.
Fim de semana no Paraná será marcado por temporais, mas sem queda brusca nas temperaturas
NOTÍCIAS
4.
Aplicativo Menor Preço entra na rotina de consumidores e ajuda paranaenses a economizar
NOTÍCIAS
5.
Stealthing: entenda a violência sexual que ainda é invisibilizada no Brasi
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!