Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Governo garante paridade de gênero na segunda fase do Concurso Nacional Unificado 2025
Governo garante paridade de gênero na segunda fase do Concurso Nacional Unificado 2025
Nova medida assegura ao menos 50% das vagas para mulheres, após baixa aprovação feminina no CNU 202
Por Danillo Karlo
01 de Julho de 2025 às 11:27
O governo federal anunciou nesta segunda-feira (30) que a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025 contará com paridade de gênero, garantindo que ao menos 50% das vagas sejam destinadas a mulheres, inclusive nas categorias de cotas.
A decisão foi anunciada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e tem como base os dados do concurso de 2024, que mostraram baixa aprovação de mulheres, especialmente nas áreas de tecnologia, dados e regulação.
Embora as mulheres tenham representado 56,2% dos inscritos em 2024, apenas 39,3% avançaram para a segunda fase. O desequilíbrio foi ainda mais evidente no bloco de tecnologia (bloco E), onde somente 8,4% das aprovadas eram mulheres. Já no bloco de setores econômicos e regulação, elas foram 25,7%. Em contrapartida, o bloco de educação, saúde e direitos humanos teve maioria feminina, com 60,3% das vagas.
A ministra afirmou que a medida não configura reserva de vagas, mas sim uma política afirmativa.
“É uma ação necessária para garantir que mais mulheres tenham a oportunidade de continuar no processo, considerando que são as principais responsáveis pelos cuidados familiares”, explicou.
Ela destacou ainda a implementação de salas de amamentação e ambientes para acolhimento de crianças durante os cursos de formação, visando mais equidade durante todas as fases do concurso.
Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil. Foto: Marcos Santos/USP Imagens.