Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→ CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
Concurso unificado oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais; inscrições vão até 20 de julho
Por Danillo Karlo
03 de Julho de 2025 às 15:46
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) alcançou mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas após a abertura do período de inscrições, informou nesta quarta-feira (3) o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O número exato registrado foi de 100.070 candidaturas até as 23h da terça-feira (2).
As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame. O valor da taxa é de R$ 70, e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem solicitar isenção até 8 de julho. O número definitivo de participantes será conhecido após o prazo de pagamento da taxa, que encerra no dia 21.
Nesta edição, o concurso oferece 3.652 vagas para 32 órgãos da administração pública federal. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, permitindo ao candidato escolher mais de uma vaga dentro do mesmo grupo, com definição de ordem de preferência.
O cronograma prevê duas etapas de provas: a primeira, com questões objetivas, será aplicada em outubro; a segunda, com questões dissertativas, em dezembro, apenas para os aprovados na fase inicial.
Para se inscrever, é necessário ter conta ativa no Gov.br e CPF válido. O processo de inscrição inclui escolha do bloco temático, cargos preferenciais, cidade de prova, e, se necessário, solicitação de atendimento especializado, uso de nome social ou reserva de vagas para pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas.
O candidato também deve preencher um questionário socioeconômico — que não será utilizado para fins de eliminação ou classificação — e, ao finalizar, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.
Na edição anterior, realizada em agosto de 2024, o CNU teve mais de 2,1 milhões de inscritos, mas apenas 970 mil compareceram aos dois dias de provas.
Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil.