Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→ Casos de vírus respiratórios e Influenza A seguem em queda no Brasil
Casos de vírus respiratórios e Influenza A seguem em queda no Brasil
Boletim da Fiocruz aponta redução de SRAG, mas alerta para crescimento em algumas regiões e reforça importância da vacinação
Por Danillo Karlo
01 de Agosto de 2025 às 11:56
O mais recente boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (31) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que os casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A estão em queda na maioria dos estados brasileiros.
A tendência também se reflete na diminuição de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tanto em curto quanto em longo prazo.
Apesar do cenário positivo no país, algumas regiões ainda inspiram atenção. A Fiocruz identificou aumento de casos de SRAG em crianças pequenas nos estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, além de um novo crescimento no Rio Grande do Sul. No Ceará, também houve aumento de registros.
Segundo a pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, mesmo com a tendência nacional de queda, ainda se observa um número elevado de casos graves entre crianças e idosos. Ela reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 e a gripe como principal forma de prevenção contra quadros mais severos.
No panorama das capitais brasileiras, apenas duas estão em nível de alerta para SRAG: Campo Grande (MS) e Vitória (ES).
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, entre os casos positivos de SRAG, a prevalência foi de 47,7% de VSR, 17,4% de Influenza A, 31% de rinovírus, 1,5% de Influenza B e 4% de Sars-CoV-2 (Covid-19). Entre os óbitos, a maioria esteve relacionada à Influenza A (57,6%), seguida por vírus sincicial (17,7%), rinovírus (15,3%), Sars-CoV-2 (6,4%) e Influenza B (2,6%).
Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil. .